Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 22 de novembro de 2024
Mesmo em fase de construção pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado já contribui para a melhoria da qualidade da água distribuída no Extremo-Sul e Zona Leste da Capital. Após a conclusão do poço da futura Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Ponta do Arado, foi possível colocar em atividade um novo ponto de captação de água para o sistema Belém Novo. Neste verão, moradores de 15 bairros já vão perceber aprimoramento na distribuição: Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema (parte), Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga e São Caetano.
A instalação de quatro bombas no poço provisório da futura Ebab da Ponta do Arado foi concluída no início de novembro, possibilitando que a captação de água do Guaíba seja realizada pelas duas linhas de adutoras subaquáticas do novo sistema. Foram instaladas três bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta de ultrafiltração de Belém Novo e uma bomba auxiliar à Ebab Belém Novo.
Com essa intervenção, houve melhoria na qualidade da água captada, visto que as linhas adutoras estão instaladas a uma profundidade de quatro metros dentro do Guaíba e a dois quilômetros da margem na enseada entre o Morro da Cuíca e a Ponta do Arado Velho, no bairro Belém Novo. Esse posicionamento impede que a captação seja atingida por eventuais episódios de estiagem e diminui os impactos da turbidez causada por chuvas e ventos fortes, que reduziram a velocidade de tratamento da água em ocasiões anteriores.
O SAA Ponta do Arado beneficiará cerca de 300 mil moradores de 19 bairros, com investimento de R$ 270 milhões. A previsão para início da operação do sistema está marcada para 2027.
No Ar: Show Da Manhã