Terça-feira, 05 de maio de 2026

Terça-feira, 05 de maio de 2026

Voltar Saiba por que o presidente do INSS foi demitido esta semana

O incômodo da Casa Civil da Presidência da República com a fila do INSS, que chegou a 2,6 milhões em março, e os problemas nas gestões das agências da autarquia levaram à demissão do presidente do instituto, Gilberto Waller, na manhã desta segunda-feira.

A ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, apresentou o problema ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concordou com a troca. Zerar a fila do INSS foi uma das promessas de campanha do petista em 2022.

Há um temor no Palácio do Planalto de que a demora para concessão de benefícios prejudique Lula em seu projeto de reeleição este ano.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, disse que a troca no comando do INSS já estava prevista porque a passagem de Waller, que é funcionário de carreira da Advocacia-Geral da União (AGU), pelo cargo deveria ser temporária e que o governo optou por Ana Cristina Viana Silveira, uma servidora de carreira, para o posto.

Sidônio ainda nega que a fila do INSS tenha levado à demissão.

“O presidente agradece o empenho do Gilberto no cargo”, afirmou.

Ainda segundo o chefe da Secom, a decisão da troca partiu do Ministério da Previdência Social, comandado por Wolney Queiroz.

Nova presidente

Assume o posto a servidora de carreira do órgão Ana Cristina Viana Silveira. Graduada em direito, Ana está no INSS desde 2003, onde ingressou no cargo de analista do seguro social.

Entre 2020 e 2024, atuou como professora de Direito Previdenciário. Ocupou a presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) de abril de 2023 até fevereiro de 2026, quando foi nomeada secretária-executiva adjunta do Ministério.

Sua trajetória inclui, ainda, a presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) por quase três anos.

Durante sua gestão, segundo o governo, o INSS dobrou a capacidade de análise de recursos. Nesse cenário, o nome de Ana Cristina surgiu como figura experiente na solução e análise de processos.

Dados internos do INSS apontam aumento de 21% nas filas no período de maio 2025 a fevereiro deste ano – índice superior à oscilação da demanda.

Segundo interlocutores do instituto, esse crescimento aliado ao perfil da servidora pesaram na escolha do nome e mudança na chefia do instituto. (Com informações do jornal O Globo e do portal de notícias g1)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Manhã