Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Voltar Saiba por que Lula ainda não indicou seu advogado como ministro do Supremo

Entre as inúmeras justificativas de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a demora na indicação de seu advogado, Cristiano Zanin, o candidato favorito à vaga de Ricardo Lewandowski ao Supremo Tribunal Federal, está a pauta de votações do Senado.

Isso porque o Senado ainda não fez nenhuma votação importante para que o governo possa mapear o tamanho da sua base aliada naquela Casa.

O que ocorreria se Lula enviasse o nome de Zanin agora? Assim que pautada, a indicação dele seria o primeiro teste de fogo do presidente entre os senadores.

Pressões

O presidente Lula está decidido a indicar Zanin para ministro do Supremo. Lula manifestou a convicção em conversas com vários interlocutores, recentemente, e não escondeu a contrariedade com os fortes ataques a Zanin por parte de petistas.

Um desses diálogos ocorreu quando o presidente esteve em Lisboa, no mês passado. Em reunião reservada, com a presença de empresários, Lula disse não estar preocupado com possíveis repercussões negativas por escolher seu advogado.

Ainda nesta semana, Lula pretende ter uma conversa definitiva sobre o assunto com Lewandowski, que completa 75 anos nesta quinta-feira (11). O candidato favorito de Lewandowski é o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que trabalhou na Corte e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente foi informado, porém, de que o ex-ministro entenderia se essa não fosse sua primeira escolha e quer conferir se ele pode fazer um gesto de apoio a Zanin.

Além disso, Lula vai se reunir com outros ministros do STF, como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, para ter certeza do melhor momento para apresentar sua indicação. Não fez isso até agora por causa da agenda atribulada, entremeada por viagens internacionais e problemas na articulação política com o Congresso.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã