Terça-feira, 28 de maio de 2024

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Voltar Saiba como será a vacinação contra a Covid-19 e gripe nesta sexta-feira em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde mantém nesta sexta-feira (04), a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre.

O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. Serão 45 locais aplicando o imunizante contra Covid-19 para todos os públicos.

São imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:

– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.
– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg.
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias).
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
– Pessoas com neoplasias hematológicas.

Bebês e crianças

Bebês a partir de seis meses a crianças de até 5 anos incompletos também podem ser imunizados contra a doença, com vacina específica para a faixa etária. O esquema vacinal para este grupo é em três doses.

Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Crianças de 5 até 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias)

Primeira dose, segunda dose e reforço.

Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.

Adultos e adolescentes acima de 12 anos

Primeira dose, segunda dose e reforço.
Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.

Bivalente (reforço)

Público: pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo (pelo menos duas doses anteriores).

Onde: todos os públicos serão atendidos em 45 unidades de saúde

Das 7h às 21h30: Clínica da Família Álvaro Difini, Belém Novo, Bom Jesus, Campo da Tuca, Chácara da Fumaça, Diretor Pestana, IAPI, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, São Carlos, Tristeza, Primeiro de Maio e Moab Caldas.

Das 8h às 16h30h: Divisa, Fradique Vizeu, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros, Panorama e Santa Cecília.

Das 7h às 18h30, atendem Cristal, Sarandi, Glória, Lami, N. Sra. de Belém, Restinga, Camaquã, Moradas da Hípica, Assis Brasil, Rubem Berta, Timbaúva, Ipanema, Nova Brasília, Vila Ipiranga, Campo Novo e Vila Jardim.

Das 8h às 17h30: Jardim Itu, Parque dos Maias, Costa e Silva e Sesc.

A Unidade Passo das Pedras 1 atenderá das 7h às 17h30 e Mato Sampaio das 8h até as 19h30.

Vacinação contra a gripe

A prefeitura ampliou o público apto a receber a dose contra os vírus da influenza (gripe) para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A medida atende à determinação do Ministério da Saúde de ampliar para toda a população o público apto a ser imunizado.

Esse grupo se junta aos grupos prioritários que vêm sendo vacinados desde o início da campanha, em 10 de abril (idosos, professores, crianças a partir de seis meses, servidores da segurança e do transporte público, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades). O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da cidade.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias