Segunda-feira, 24 de junho de 2024

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Voltar Saiba como funciona o Whatsapp Business com suas etiquetas, ferramentas e oportunidades de vendas

Quem é profissional autônomo ou possui uma empresa precisa entender como funciona o WhatsApp Business para destacar o próprio negócio no mensageiro. A versão empresarial do WhatsApp oferece recursos exclusivos para lidar com clientes, personalizar o perfil e iniciar o processo de vendas em cada conversa.

O aplicativo é gratuito, disponível para Android, iOS e web, e permite que qualquer pessoa transforme uma conta pessoal em perfil profissional na plataforma.

O WhatsApp Business permite a você:

– Separar cada conversa com etiquetas;
– Adicionar uma foto de capa ao perfil;
– Personalizar a conta com endereço, horário de funcionamento e outras opções de contato;
– Criar um catálogo de produtos;
– Configurar respostas automáticas.

Como começar a usar 

Primeiramente, é necessário criar uma conta comercial no WhatsApp Business. Você pode transferir o perfil pessoal para essa modalidade ou criar outro cadastro com um número de telefone diferente — o WhatsApp não permite usar o mesmo número para contas pessoais e comerciais ao mesmo tempo.

Quando você transfere uma conta para a versão empresarial, o mensageiro preserva os arquivos de mídia e o histórico de mensagem. No entanto, não é possível fazer a mesma coisa ao converter uma conta Business para pessoal.

Para criar uma conta Business, siga estes passos:

– Abra o WhatsApp Business no celular;
– Insira o número de telefone;
– Confirme a criação do perfil (caso já tenha uma conta pessoal do WhatsApp);
– Complete com as informações da conta.

Com a conta criada, você pode configurar o perfil e adicionar as principais informações do negócio. Os dados são exibidos quando alguém abre o detalhe da conta no mensageiro:

1. Abra o WhatsApp Business no celular;
2. Toque no ícone de três pontos;
3. Selecione “Perfil”;
4. Edite informações como endereço, horário de funcionamento e nome da empresa.

Como criar catálogos 

O aplicativo permite expor os produtos da loja e ainda é possível criar um carrinho de compras. Dessa forma, o cliente já faz o pedido pelo WhatsApp e você só precisa ajustar as informações de pagamento.

Veja o passo a passo:

– Abra o WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos;
– Selecione “Catálogo”;
– Toque em “Adicionar item”;
– Preencha com as informações e imagens do produto.

Para adicionar a função de carrinho, siga estes passos:

– Abra a tela do catálogo;
– Selecione o ícone de três pontos;
– Pressione “Configurações”;
– Ative a opção “Exibir o botão Adicionar ao carrinho”.

Também é possível criar respostas automáticas para iniciar um procedimento padrão nas conversas ou até informar quando a empresa está fora do horário de funcionamento.

Conversas com etiquetas

As etiquetas do WhatsApp Business ajudam a organizar a lista de clientes: é possível separar as conversas em cada pedido da jornada de vendas, como cadastro inicial, pagamento pendente e pedido importante.

Faça o seguinte para adicioná-las ao app:

1. Abra a lista de conversas;
2. Toque e pressione sobre um chat;
3. Selecione o ícone de etiqueta;
4. Escolha uma das opções.

Caso você precise administrar mais de um número, existem opções para usar dois WhatsApp Business no mesmo celular.

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No Ar: Caiçara Confidencial