Quarta-feira, 02 de setembro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 11 de maio de 2026
O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema, apontado como pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, divulgou um novo episódio da série de vídeos que tem provocado reações no Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente do ministro Gilmar Mendes.
A produção audiovisual integra uma sequência de publicações intitulada “Os Intocáveis”, divulgada nas redes sociais de Zema. Os vídeos utilizam bonecos gerados por inteligência artificial para satirizar integrantes do STF e comentar episódios recentes envolvendo o Judiciário e a política nacional. O novo conteúdo será o sexto episódio da série. O quinto capítulo havia sido publicado no fim do mês passado.
A repercussão da série ganhou maior dimensão após Gilmar Mendes solicitar ao ministro Alexandre de Moraes a inclusão de Romeu Zema no chamado inquérito das fake news, que tramita no Supremo. O pedido teve como base o primeiro vídeo da sequência publicada pelo ex-governador.
Nesse episódio inicial, um boneco que representa Gilmar Mendes aparece em diálogo com outro personagem inspirado no ministro Dias Toffoli. A conversa faz referência ao caso envolvendo o Banco Master e decisões relacionadas ao Judiciário.
Na notícia-crime encaminhada ao STF, Gilmar Mendes argumenta que o conteúdo divulgado por Zema extrapola os limites da crítica política e institucional. Segundo o ministro, o ex-governador “vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal como também da minha própria pessoa”.
O episódio ampliou o embate público entre o ministro e o pré-candidato do Novo. De acordo com informações publicadas pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, integrantes da estratégia política de Zema avaliam que a controvérsia tem potencial para fortalecer a imagem do ex-governador junto a setores do eleitorado identificados com discursos críticos ao Supremo Tribunal Federal.
Nos bastidores da pré-campanha, aliados consideram que o confronto com Gilmar Mendes reforça o posicionamento de Zema como um nome “antissistema” dentro do campo da direita. A avaliação do grupo político do ex-governador é que esse discurso pode diferenciá-lo de outros possíveis concorrentes do mesmo espectro político.
Entre os nomes citados no entorno da campanha estão o senador Flávio Bolsonaro, do PL, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do PSD, ambos também associados a críticas ao STF em diferentes momentos.
Segundo a coluna Painel, a estratégia da equipe de Zema é manter a divulgação de conteúdos com críticas às decisões e atuações de ministros do Supremo. A avaliação interna é que uma eventual inclusão do ex-governador no inquérito das fake news poderia ser utilizada politicamente pela campanha como argumento de que o Judiciário estaria assumindo um papel político no cenário nacional.
O inquérito das fake news foi aberto pelo STF em 2019 para investigar ameaças, ataques virtuais e disseminação de informações falsas direcionadas à Corte e a seus integrantes. Desde então, o procedimento tem sido alvo de debates e questionamentos entre juristas, políticos e setores da sociedade civil. (Com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.