Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 11 de fevereiro de 2026
Diante da proximidade das festas e dos eventos de Carnaval, o governo do Rio Grande do Sul vai reforçar as medidas de combate à violência de gênero. Por isso, entre os dias 9 e 22 de fevereiro, a campanha “Não maquie, denuncie” terá sua circulação ampliada, com o objetivo de conscientizar a sociedade e alertar para o acolhimento às vítimas e para o incentivo à denúncia de qualquer tipo de violência contra mulheres.
Nesse período, a campanha será veiculada em diferentes veículos de comunicação: na televisão aberta, por meio de ações de merchandising durante programas jornalísticos; no rádio, com anúncios em mais de 350 emissoras de todo o Estado; e no cinema, a partir de anúncios antes da exibição dos filmes.
A campanha também receberá reforço nas plataformas digitais, como Instagram, Facebook, Youtube e TikTok, com a participação de influenciadores. Nos municípios do interior, a ampliação da iniciativa será realizada por meio de telas e painéis eletrônicos (Dooh), que exibirão a campanha em locais públicos.
Conscientização de toda a sociedade
A titular da Secretaria da Mulher, Fábia Richter, acredita que o reforço na divulgação da campanha, tanto na mídia tradicional, como no meio digital, amplia as possibilidades de conscientização de toda a sociedade, especialmente neste período.
“Agora, entramos em um momento em que as pessoas tendem a consumir muita bebida alcoólica, o que pode ser um fator de risco para homens e mulheres. Então, pedimos que quem for vítima ou presenciar alguma violência, acione imediatamente os canais de denúncia. É fundamental levarmos esse tema para todos os espaços, sejam eles públicos ou privados, pois não podemos naturalizar a violência contra as mulheres”, disse.
A campanha “Não maquie, denuncie” foi lançada em dezembro do ano passado a partir de um esforço entre a SDM e a Secretaria de Comunicação. O conceito da campanha utiliza a maquiagem como recurso estético e metáfora, e estimula a reflexão sobre a violência de gênero, cujo feminicídio é o ponto mais alto desse problema social.
Para denúncias anônimas relacionadas à violência doméstica, o contato deve ser feito pelo 181, serviço oficial da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que funciona 24 horas por dia, gratuitamente.
Há ainda a Delegacia de Polícia Online da Mulher, onde é possível fazer boletim de ocorrência online e solicitar medida protetiva, além das delegacias físicas. Para escuta, acolhimento e orientação, ainda é possível entrar em contato com a Escuta Lilás, no telefone 0800 541 0803, 24 horas por dia.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.