Segunda-feira, 16 de maio de 2022

Segunda-feira, 16 de maio de 2022

Voltar Rainha Elizabeth 2ª: entenda o estado de saúde da monarca britânica

A Rainha Elizabeth II afirmou, recentemente ter ficado “muito cansada e exausta” após ter sido diagnosticada com covid, em fevereiro. Aos 95 anos de idade (completará 96 no próximo dia 21), a monarca ficou um longo período afastada das cerimônias reais enquanto se recuperava da doença.

“Deixa muito cansada e exausta, não é? Essa terrível pandemia. Não é um bom resultado”, disse a rainha, em uma visita virtual ao hospital Royal London, em conversa com o ex-paciente da unidade de saúde Asef Hussain, que sobreviveu à covid, mas perdeu o pai e o irmão para a doença.

A rainha recebeu um diagnóstico positivo para covid-19 no fim de fevereiro, tendo apenas sintomas leves da doença, comparáveis a um resfriado. O gabinete da rainha informou, na ocasião, que a monarca estava totalmente vacinada contra covid.

Antes do diagnóstico, no entanto, Elizabeth II fez várias aparições públicas. Em fevereiro, por exemplo, recebeu o major-general Eldon Millar, responsável pela ligação entre a rainha e as Forças Armadas, e seu antecessor, o contra-almirante James Macleod, no Castelo de Windsor, a principal residência da soberana.

“Como vocês podem ver, não consigo me locomover”, disse ela na ocasião, apontando para o pé ou para a perna esquerda.

Sempre ativa nos compromissos que envolvem a coroa, a rainha também ficou afastada de alguns eventos por conta da pandemia, tendo voltado a participar presencialmente desse tipo de cerimônia em fevereiro deste ano, após cinco meses afastada.

Ela havia reduzido a agenda de compromissos desde que passou uma noite no hospital em outubro do ano passado, por motivo que não foi divulgado. A rainha havia sido aconselhada a descansar, tendo cancelado vários compromissos desde então.

Há quatro anos, ela foi submetida a uma cirurgia de catarata, que foi considerada um “sucesso”, em “um procedimento rápido e planejado”, segundo informou o Palácio de Buckingham. Em 2016, pela primeira vez em anos, a rainha não participou das festividades de fim de ano da realeza. Por conta de um forte resfriado, ela não foi à cerimônia de Natal e à missa de Ano Novo.

“A rainha ainda não se sente preparada para ir à igreja porque continua se recuperando de um forte resfriado”, informou o palácio na ocasião.

Reinado

Elizabeth II completou 70 anos de reinado em 6 de fevereiro, uma longevidade sem precedentes para a monarquia britânica. A reinado de Vitória, o segundo mais longo da história britânica, durou 64 anos. No mundo inteiro, só três monarcas ultrapassaram a marca: Luís XIV da França (72 anos e 110 dias), o rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej (70 anos e 126 dias), e João II, príncipe de Liechtenstein (70 anos e 91 dias).

Em comemoração, foram quatro dias de festividades para celebrar o seu jubileu de platina. Desde seus problemas de saúde em outubro, as aparições de Eizabeth II se tornaram raras, mas o palácio havia anunciado recentemente a retomada de suas atividades públicas.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Morre Gilbert Gottfried, ator americano de “O pestinha” e “Dr. Dolittle”
Veja por que a subvariante ômicron XE não tira o sono dos especialistas brasileiros
Deixe seu comentário

No Ar: SHOW DA TARDE