Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Voltar Quase 220 casos de dengue já foram confirmados desde o início deste ano no Rio Grande do Sul

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o aumento de casos confirmados de dengue no início deste ano no Estado. Nas duas primeiras semanas de 2024, foram registradas 216 ocorrências. No mesmo período de 2023, os casos confirmados chegaram a 42. Em 2022,  foram registradas 63 ocorrências.

“Atualmente, a presença do evento climático El Niño, com chuvas volumosas associadas a altas temperaturas, predispõe ainda mais para o surgimento e manutenção de mais criadouros do mosquito vetor. Essa situação chama a atenção para a importância do cuidado com o meio ambiente, tanto por parte da sociedade como dos gestores públicos”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde do RS, Roberta Vanacôr Lenhardt, ao destacar a ocorrência de casos confirmados de dengue durante todos os meses do ano – e não apenas no verão.

Em todo o ano de 2022, o Rio Grande do Sul teve 66.812 casos confirmados e 66 óbitos provocados pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2023, o Estado apresentou 38.221 ocorrências confirmadas e 54 óbitos. Apesar de o número absoluto de óbitos ter sido menor do que no ano anterior, a análise de dados demonstra uma elevação na letalidade da doença.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Bom Dia Caiçara