Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Putin anuncia que disputará a reeleição para a presidência da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (8) que tentará a reeleição no ano que vem. Na véspera, o Parlamento do país definiu  que as eleições presidenciais serão realizadas em 17 de março.

“Eu tive pensamentos diferentes em momentos diferentes, mas este é um momento em que uma decisão tem que ser tomada”, disse Putin no Kremlin. “Vou me candidatar ao cargo de presidente da Federação Russa”, prosseguiu.

Segundo ele, “não há outro caminho” a não ser disputar as eleições. De acordo com as reformas constitucionais que o próprio Putin orquestrou, o atual presidente está apto a concorrer a mais dois mandatos de seis anos, podendo permanecer no poder até 2036.

Tendo o controle do sistema político da Rússia, a vitória de Putin é praticamente garantida. Os principais opositores que poderiam desafiá-lo nas urnas estão presos ou vivendo no exterior, e a maioria dos meios de comunicação independentes foi proibida. É provável que Putin concorra como candidato independente.

Nem a prolongada guerra contra a Ucrânia nem uma rebelião fracassada do Grupo Wagner parecem ter afetado os seus elevados índices de aprovação documentados por institutos de pesquisa independentes.

Dois políticos já anunciaram planos de concorrer: o ex-deputado Boris Nadezhdin, vereador na região de Moscou, e Yekaterina Duntsova, jornalista e advogada da região de Tver, ao norte de Moscou. Ela já foi vereadora local.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã