Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Projeto social do IEE e do Instituto Atlantos distribuirá “Manual da Vida” a jovens em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre

O projeto social Empreendedores do Amanhã, capitaneado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e pelo Instituto Atlantos, será lançado neste sábado (9) em Porto Alegre. A iniciativa é voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade e atenderá mais de 250 jovens entre 16 e 22 anos.

Estarão disponíveis aos participantes palestras motivacionais, dinâmicas educativas, ofertas de trabalho e de cursos profissionalizantes. O objetivo é despertar neles o espírito empreendedor e a esperança de um futuro melhor.

Um dos destaques é o manual que será entregue aos jovens e a educadores. O documento tem 38 páginas e foi pensado para ser uma espécie de “Manual da Vida”, como já foi apelidado. Para isso, reúne instruções detalhadas sobre como entrar no CadÚnico, obter documentos essenciais, acessar auxílios sociais, abrir MEI, se tornar aprendiz, entre muitos outros temas.

“O objetivo é entregar para os jovens uma ferramenta que lhes auxilie a navegar em algumas das situações mais complexas da vida contemporânea”, explica o advogado Gustavo Fernandes, associado do IEE e um dos coordenadores do projeto.

Aproximadamente 15 pessoas ligadas ao IEE e ao Instituto Atlantos participaram da confecção do material. Os assuntos foram definidos pelo grupo de trabalho que ficou focado na criação do manual, composto de nove integrantes das duas entidades.

O projeto será realizado entre 9h e 16h deste sábado, no Campus Caldeira (Travessa São José, 455, bairro Navegantes). As palestras motivacionais contarão com depoimentos de pessoas cujas trajetórias profissionais são inspiradoras. Haverá também apresentações de organizações que possuem conhecimento do mercado, dando um caminho e oportunidades para os jovens.

Já as dinâmicas envolverão atividades lúdicas rápidas para descontração com um conteúdo útil, abordando temas como autonomia e responsabilidade, educação financeira, montagem de currículo e mercado de trabalho.

Às 12h15min, será servido um almoço fornecido por empresas parceiras. Na saída, os participantes ganharão brindes.

Serviço

O que: lançamento do projeto Empreendedores do Amanhã

Quando: sábado (9), das 9h às 16h

Local: Campus Caldeira (Travessa São José, 455, bairro Navegantes, em Porto Alegre)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã