Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Professores participam de primeiro encontro de Porto Alegre sobre educação antirracista

Com a participação de 150 professores de escolas municipais, a Secretaria da Educação de Porto Alegre realizou nessa sexta-feira (24) o 1º Encontro dos Espaços Educativos Afro-brasileiros e Indígenas (Eeabi). O evento integra a programação da Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares (Cidade Baixa) e teve como foco a educação antirracista.

A troca de experiências foi um dos destaques. “Esse é um encontro extremamente representativo para destacar o protagonismo dos nossos alunos e do trabalho dos professores, que se dedicam à promoção da cultura negra e à educação antirracista”, comentou o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, presente ao encontro.

A política dos Eeabi foi implantada há um ano e já funciona ativamente em 84 das 98 escolas municipais da capital gaúcha. Os espaços contam com livros, jogos, materiais pedagógicos e artigos de arte para promoção da cultura dos povos negros e indígenas.

Responsável pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnicas da Secretaria, a professora Patrícia Pereira ressaltou: “O objetivo é difundir a diversidade cultural, combater o preconceito e promover uma educação antirracista, conectando as crianças à história do povo negro, que ajudou a construir a identidade de Porto Alegre e de todo o Brasil”.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã