Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 30 de março de 2023
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, o Escritório de Apoio à Produção Audiovisual lançou nesta quinta-feira (30) a rede “Film Commission”, rede de apoio a produções do segmento. O objetivo é conectar parceiros comerciais e prestadores de serviço na cadeia produtiva de filmes, documentários e outros conteúdos.
Está no radar da iniciativa a busca de colaboradores entre empresas de alimentação, transporte, hotelaria, turismo e empreendimentos da indústria criativa, além de órgãos de governo, organizações culturais e entidades setoriais.
A capital gaúcha tem servido de cenário às mais variadas produções publicitárias, documentais, educativas e cinematográficas – incluindo filmes em curta ou longa-metragem. “O segmento encerrou o ano passado com mais de 900 autorizações emitidas pela comissão da prefeitura com essa finalidade – não por acaso, muitas vezes os porto-alegrenses reconhecem lugares de sua cidade em campanhas nacionais de propaganda veiculadas na TV, por exemplo.
Representantes da Film Commission da Secretaria de Cultura de Pelotas, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), Fórum de Governança Local de Audiovisual, Instituto Estadual de Cinema (Iecine) compareceram à cerimônia de lançamento da rede, durante o evento internacional “South Summit” no Cais Embarcadero (Centro Histórico). Também participaram dirigentes do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Com a palavra…
A titular da pasta, Júlia Evangelista Tavares, ressalta o pioneirismo da iniciativa: “Ela vai agregar e promover os parceiros em um ambiente virtual, gerando uma conexão direta e garantindo um ambiente amigável para a negociação entre produtores e o receptivo local”.
Já a coordenadora de Economia Criativa da Secretaria, Joana Braga, detalha que a Rede Film Friendly trabalha em conjunto com a Film Commission para promover a capital gaúcha como destino atraente e amigável para produções audiovisuais:
“A criação da Rede é mais um passo na construção de uma política para atração de produções audiovisuais e novos investimentos para a cidade, com redução nos custos de produção e oferecimento de novas oportunidades de negócios, promoção e fortalecimento de marca”.
Para a diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, Ana Fagundes, o trabalho em parceria só tende a fortalecer a cadeia e a economia: “Precisamos de uma Film Commission consolidada para atrair produções de todos os tipos para Porto Alegre”.
(Marcello Campos)
No Ar: Show Da Madrugada