Terça-feira, 12 de maio de 2026

Terça-feira, 12 de maio de 2026

Voltar Procuradoria-Geral da República pede condenação de Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação contra ministros do Supremo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (11) a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro no processo em que ele é acusado de coação no curso do processo. Segundo a acusação, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro tentou interferir nas investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

De acordo com a PGR, Eduardo Bolsonaro teria atuado para pressionar autoridades brasileiras e buscar apoio internacional com o objetivo de dificultar o andamento das ações penais conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O processo está relacionado às investigações que culminaram na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF.

Nas alegações finais apresentadas ao Supremo, a Procuradoria afirmou que o ex-deputado adotou medidas concretas para tentar intimidar integrantes do Judiciário e influenciar o andamento das investigações.

“O inconformismo do réu materializou-se em atos concretos de hostilidade e promessas de retaliação internacional, com o objetivo claro de paralisar as persecuções penais em curso”, afirmou a PGR no documento enviado ao STF.

Segundo os investigadores, Eduardo Bolsonaro buscou apoio junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para defender a aplicação de sanções e tarifas contra o Brasil e contra ministros do Supremo como forma de represália ao julgamento envolvendo o ex-presidente.

Para a Procuradoria, os elementos reunidos no processo demonstram que o ex-deputado atuou de maneira continuada para constranger autoridades e interferir no curso das investigações.

“Os elementos reunidos nos autos comprovam, portanto, que Eduardo Nantes Bolsonaro praticou, de forma continuada, o crime que lhe é imputado na denúncia”, sustentou a PGR.

O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes no STF. Após a apresentação das alegações finais pela Procuradoria, o magistrado concedeu prazo de 15 dias para que a defesa apresente a manifestação final antes do julgamento.

Eduardo Bolsonaro é representado no processo pela Defensoria Pública da União (DPU). No mês passado, ele não compareceu ao interrogatório marcado pelo Supremo no âmbito da ação penal. Como vive nos Estados Unidos desde fevereiro do ano passado e não retornou ao Brasil, o depoimento estava previsto para ocorrer por videoconferência.

Segundo o STF, o ex-deputado também não constituiu advogado particular para atuar no caso, motivo pelo qual a defesa ficou sob responsabilidade da DPU.

Tentativa de pressão internacional

Na denúncia, a Procuradoria também cita o envolvimento de Paulo Figueiredo, produtor de conteúdo e aliado político da família Bolsonaro, apontado como corréu na ação penal.

Segundo a PGR, a estratégia atribuída aos dois consistia em pressionar ministros do Supremo por meio da ameaça de sanções internacionais. A acusação afirma que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo utilizaram contatos políticos nos Estados Unidos para tentar obter apoio de integrantes do alto escalão do governo norte-americano.

De acordo com a investigação, o objetivo seria criar constrangimento institucional e pressionar autoridades brasileiras responsáveis pelas investigações relacionadas aos atos antidemocráticos.

A ação penal faz parte do conjunto de processos abertos após os episódios investigados pela Polícia Federal e pelo STF sobre a suposta articulação para impedir a posse do presidente eleito após as eleições de 2022.

Após a entrega da manifestação da defesa, o processo ficará pronto para julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Manhã