Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Voltar Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira (15) após uma reunião com integrantes do governo na cidade de Handlová, a 190 quilômetros da capital Bratislava. Em estado grave, ele foi levado de helicóptero para um hospital. A polícia prendeu um suspeito de realizar o ataque.

Pelo menos quatro tiros foram disparados. Um deles atingiu o premiê no abdômen. Segundo a imprensa local, poucas pessoas esperavam Fico do lado de fora de onde a reunião havia ocorrido. Nenhuma delas vaiava ou gritava palavras de ordem contra o premiê.

Apenas um homem parecia protestar com um cartaz nas mãos. De acordo com a imprensa eslovaca, o autor dos tiros teria 71 anos.

A presidente do país, Zuzana Caputová, condenou o “brutal” ataque sofrido por Fico e lhe desejou uma “pronta recuperação”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também disse “condenar fortemente o ataque”. A Eslováquia faz parte da União Europeia desde 2004.

Robert Fico foi o mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023 na Eslováquia com uma plataforma pró-Putin, contra a ajuda da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à Ucrânia.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã