Quinta-feira, 19 de março de 2026

Quinta-feira, 19 de março de 2026

Voltar Primeira-ministra da Dinamarca afirma que a Groenlândia não pode ser precificada

A Groenlândia não pode ser precificada, e os Estados soberanos e o direito dos povos à autodeterminação devem ser respeitados, afirmou a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, na 62ª Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, no sábado (14).

Mette participou de um painel de discussão sobre segurança europeia, o futuro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e desafios geopolíticos.

Ao ser questionada se poderia atribuir um preço à Groenlândia, ela respondeu “claro que não”, acrescentando que “temos que respeitar os Estados soberanos […] e temos que respeitar o direito dos povos à autodeterminação”.

Mette enfatizou que o povo da Groenlândia expressou claramente a sua posição e não deseja se tornar parte dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, afirmou que a posição dos EUA sobre a posse do território não mudou e que ela continua a ter uma opinião diferente sobre o assunto.

A Groenlândia é a maior ilha do mundo e um território semiautônomo da Dinamarca. A ilha ártica é rica em minerais.

Desde que retornou à Casa Branca em 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou repetidamente seu desejo de “obter” a Groenlândia e não descartou o uso da força militar.

Os países europeus reagiram fortemente a isso, afirmando que a soberania da Groenlândia não pode ser negociada.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Embalos & Loterias