Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 11 de maio de 2025
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu à Rússia neste domingo (11) que confirme o cessar-fogo a partir de 12 de maio, afirmando que a Ucrânia estaria pronta para se reunir para negociações diretas com o país.
No sábado (10), Zelensky recebeu o apoio das principais potências europeias e do presidente dos EUA, Donald Trump, para um cessar-fogo de 30 dias a partir de segunda-feira (12).
O presidente russo, Vladimir Putin, respondeu na manhã de domingo com uma proposta de negociações diretas com Kiev a partir de quinta-feira (15), na Turquia. “É um sinal positivo que os russos tenham finalmente começado a considerar o fim da guerra… E o primeiro passo para realmente acabar com qualquer guerra é um cessar-fogo”, disse Zelensky no X.
“Não faz sentido continuar a matança nem por um único dia. Esperamos que a Rússia confirme um cessar-fogo – total, duradouro e confiável – a partir de amanhã, 12 de maio, e a Ucrânia está pronta para se reunir”, acrescentou.
Andriy Yermak, chefe de gabinete de Zelensky, disse no Telegram que primeiro era preciso um cessar-fogo, “depois todo o resto”. Ele afirmou que a Rússia não deveria disfarçar seu desejo de continuar a guerra com jogos de palavras. Esse sentimento era compartilhado por outras autoridades ucranianas.
Andriy Kovalenko, funcionário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, escreveu no Telegram: “Um cessar-fogo completo. A Rússia deve concordar com algo que está constantemente tentando evitar”.
No Ar: Bom Dia Caiçara