Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Voltar Presidente da Ucrânia acusa a Rússia de usar bombas de fósforo, proibidas pela ONU

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou nesta quarta-feira (13) a Rússia de ter usado bombas de fósforo branco – proibidas no mundo inteiro pela Convenção de Armas Químicas da ONU (Organização das Nações Unidas) – na invasão ao território ucraniano.

Esses artefatos podem causar corrosão dos ossos, ardência interna e queimaduras em seres humanos. Segundo Zelensky, que fez a acusação durante um discurso ao Parlamento da Estônia, tropas russas utilizam táticas terroristas em civis ucranianos. “As operações militares russas na Ucrânia são um claro terror contra a população civil”, declarou.

Na terça-feira (12), autoridades ucranianas já haviam afirmado que estão investigando o uso de bombas de fósforo em um ataque no fim de semana em Mariupol. Moscou nega o uso de armas químicas na guerra na Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.

Estupros

Na terça, Zelensky disse que centenas de meninas e mulheres foram estupradas por soldados russos desde o início da invasão. “Foram registrados centenas de casos de estupro, incluindo de meninas menores de idade e crianças muito pequenas. Incluindo um bebê!”, afirmou Zelensky em uma mensagem ao Parlamento lituano.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Fiscais apreendem mais de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo em mercados no interior do RS
Grupo Marias participa do espaço de artesanato da 20ª Feira do Peixe na Esplanada da Restinga, em Porto Alegre
Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias