Sexta-feira, 14 de agosto de 2026

Sexta-feira, 14 de agosto de 2026

Voltar Presidente da Rússia defende ampliação de regra no uso de armas nucleares

O presidente da Rússia Vladimir Putin disse nesta quarta-feira (25) que o país poderia usar armas nucleares se fosse atacada por qualquer Estado e que qualquer ataque convencional à Rússia que fosse apoiado por uma potência nuclear seria considerado um ataque conjunto.

Putin, abrindo uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia com a presença de autoridades de alto escalão, disse que foram feitas propostas para mudar a doutrina nuclear da Rússia e disse que gostaria de enfatizar uma das principais mudanças propostas.

“Propõe-se que a agressão contra a Rússia por qualquer Estado não nuclear, mas com a participação ou apoio de um Estado nuclear, seja considerada como um ataque conjunto à Federação Russa”, disse Putin.

“As condições para a transição da Rússia para o uso de armas nucleares também estão claramente fixadas”, disse Putin, acrescentando que Moscou consideraria tal medida se detectasse o início de um lançamento maciço de mísseis, aeronaves ou drones contra ela.

A Rússia, disse Putin, também se reservou o direito de usar armas nucleares se ela ou Belarus fossem alvo de agressão, inclusive por armas convencionais. Putin disse que os esclarecimentos foram cuidadosamente calibrados e condizentes com as ameaças militares modernas que a Rússia enfrenta.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show Da Manhã