Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Voltar Preços da gasolina e do etanol têm leve queda nos postos do País

Os preços médios da gasolina e do etanol tiveram leve queda na última semana, após sequência de aumentos. É o que mostram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgados nessa sexta-feira (1º). A pesquisa é referente à semana de 27 de agosto a 2 de setembro.

A gasolina foi comercializada, em média, a R$ 5,87. O recuo foi de 0,17% frente aos R$ 5,88 da semana anterior, segundo os dados da ANP. O preço máximo do combustível encontrado nos postos brasileiros foi de R$ 7,62.

Já o preço médio do etanol, por sua vez, caiu para R$ 3,65 na última semana. A queda foi de 0,27% em relação aos R$ 3,66 da semana anterior. O preço mais alto identificado pela ANP foi de R$ 6,37.

O litro do diesel engatou sua quinta alta consecutiva e foi encontrado nos postos, em média, a R$ 6,03. O aumento foi de 1,69% frente aos R$ 5,93 da semana anterior. O valor mais caro encontrado pela agência na semana foi de R$ 7,75.

Impostos

No fim de junho, o governo federal também elevou tributos federais sobre gasolina e etanol. O aumento na tributação foi, na prática, de R$ 0,34 por litro para a gasolina e de R$ 0,22 por litro de etanol, segundo informações da Abicom.

ICMS

Passou a valer em 1º de junho a alteração no formato de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina nos estados brasileiros.

A mudança estabeleceu a cobrança do tributo estadual com uma alíquota fixa (em reais) de R$ 1,22 por litro. O valor é válido para todos os estados.

Desde então, o preço do combustível nos postos avançou de R$ 5,21, na semana de 28 de maio a 3 de junho, para os atuais R$ 5,87 — uma alta de 12,67%.

Política de preços

No dia 16 de maio, a Petrobras anunciou uma mudança na sua política de preços. Desde então, a estatal não obedece mais à política de paridade internacional (PPI), que reajustava o preço dos combustíveis com base nas variações do dólar e da cotação do petróleo no exterior.

Agora, a empresa levará dois pontos como referência para a determinação dos seus preços:

* o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação;
* o valor marginal para a Petrobras.

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