Quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Quinta-feira, 29 de outubro de 2026

Voltar Porto Alegre terá Observatório da Pessoa Idosa

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que cria o Observatório da Pessoa Idosa no município. A criação do observatório tem como objetivos o cruzamento de dados consolidados dos diferentes cadastros existentes no município, o levantamento de indicadores que possibilitem a construção de banco de dados e o fornecimento de subsídios para elaboração de políticas públicas municipais voltadas às pessoas idosas.

Serão realizados levantamentos bienais para a obtenção atualizada de dados referentes à quantificação, à qualificação e à localização das pessoas idosas. Os levantamentos de dados serão realizados a partir de informações constantes nos cadastros públicos municipais relativos a transporte, assistência e desenvolvimento social, educação, serviços de saúde e trabalho, dentre outros necessários para a complementação das informações.

A iniciativa teve como autor o vereador Alvoni Medina (Republicanos). Na exposição de motivos, o vereador afirma que os levantamentos são necessários para a construção de políticas públicas para as pessoas idosas. “Dessa forma, teremos um mapeamento real de quantos são, onde vivem, quais as necessidades específicas que possuem, quais benefícios sociais que podem lhes ser úteis, quais as principais barreiras que impedem sua inclusão social e, a partir daí, elaborar as políticas municipais competentes”, afirma Medina. O primeiro levantamento de dados será realizado em 2024.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Caiçara Confidencial