Terça-feira, 14 de abril de 2026

Terça-feira, 14 de abril de 2026

Voltar Porto Alegre: Saúde orienta vacinação contra o sarampo para quem vai viajar à Copa do Mundo

Moradores de Porto Alegre que pretendem viajar para a Copa do Mundo devem verificar a situação vacinal contra o sarampo antes do embarque. O vírus da doença está em circulação nos três países-sede do evento (Canadá, Estados Unidos e México), o que amplia o risco de exposição durante a permanência no exterior.

Altamente contagioso, o sarampo é transmitido por gotículas respiratórias liberadas ao tossir, espirrar ou falar. Pessoas não vacinadas têm alto risco de infecção, e a doença pode evoluir para formas graves, especialmente em casos sem proteção imunológica. A vacinação segue como a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde para pessoas de 1 a 59 anos. Quem não possui registro na carteira de vacinação ou no aplicativo do SUS deve ser considerado não vacinado e buscar avaliação para atualização das doses.

Entre os principais sintomas do sarampo estão febre alta, tosse seca, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo. Também podem surgir pequenas manchas brancas na mucosa da boca. Em caso de suspeita durante ou após a viagem, a orientação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível, utilizar máscara e adotar medidas de etiqueta respiratória para evitar a transmissão.

Esquema vacinal

Crianças devem seguir o calendário básico com doses da tríplice viral e da tetra viral. Pessoas entre 5 e 29 anos que nunca se vacinaram precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias. Já adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose. Profissionais de saúde devem comprovar duas doses, independentemente da idade. Para quem precisa completar o esquema com duas doses, a recomendação é garantir que a última aplicação ocorra pelo menos 15 dias antes da viagem, período necessário para a proteção adequada.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde