Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Quinta-feira, 26 de maio de 2022

Voltar Porto Alegre integra pesquisa nacional para mapear condições de saúde bucal da população

Porto Alegre aderiu ao SB Brasil 2020, maior estudo do País sobre as condições de saúde bucal dos brasileiros. O levantamento epidemiológico é proposto pelo Ministério da Saúde e mapeia as condições dentárias da população.

Durante a semana, terá início a fase da coleta de dados, quando as equipes da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) irão percorrer as regiões sorteadas para fazer um levantamento de quantos domicílios e pessoas poderão integrar a pesquisa, conforme as faixas etárias solicitadas.

A Capital gaúcha contará com 22 equipes da Atenção Primária à Saúde, cada uma com três profissionais, que realizarão 1,4 mil exames em 67 setores censitários nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. As equipes são compostas por agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas, que estarão identificados com coletes do SB Brasil 2020 e crachás da prefeitura.

Nos meses de maio e junho, estão previstos exames e entrevistas nos domicílios previamente sorteados, com a participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas idades de 5 a 12 anos e nos grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.

“Para compreendermos melhor a condição de saúde da população, além do exame bucal realizaremos algumas perguntas aos participantes”, explica a coordenadora de Saúde Bucal da Atenção Primária da Capital, Monica Hermann.

Os participantes responderão a questões sobre condição socioeconômica, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto da saúde bucal.

Durante a pesquisa, serão identificadas as doenças mais prevalentes, como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismos e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

O objetivo do SB Brasil 2020 é proporcionar à gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal nas esferas nacional, estadual e municipal. Este é o quinto levantamento epidemiológico feito no País. Os outros quatro grandes levantamentos nacionais ocorreram em 1986, 1996, 2003 e 2010.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Rússia restringe concessão de vistos à União Europeia e a outros países europeus
Governador gaúcho diz que a retomada de voo direto para Europa é abertura do Rio Grande do Sul para o mundo
Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias