Domingo, 31 de maio de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 31 de maio de 2026
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre ampliará, a partir desta segunda-feira (1º), a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida segue orientação da Secretaria Estadual da Saúde e busca aumentar a proteção da população contra a influenza durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da capital que possuem sala de vacinação, conforme a disponibilidade de doses. A ampliação da campanha permite que pessoas que não faziam parte dos grupos prioritários também possam receber o imunizante gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar da abertura para toda a população, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que os grupos considerados mais vulneráveis continuem procurando os postos de vacinação. Entre eles estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos, que ainda apresentam índices de cobertura vacinal abaixo da meta estabelecida pelas autoridades de saúde.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a chegada do inverno aumenta o risco de transmissão de doenças respiratórias, tornando a vacinação ainda mais importante.
“O inverno aumenta a circulação de vírus respiratórios e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Estamos ampliando o acesso para toda a população, mas fazemos um apelo especial para que crianças, gestantes e idosos procurem as unidades de saúde e garantam sua proteção”, destacou.
A vacinação contra a influenza é considerada uma das principais estratégias para reduzir casos graves da doença, complicações, internações hospitalares e mortes associadas a infecções respiratórias. O imunizante é atualizado anualmente para oferecer proteção contra as cepas do vírus com maior circulação prevista para cada temporada.
Para receber a vacina, os moradores devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A campanha seguirá enquanto houver doses disponíveis na rede municipal de saúde.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.