Sábado, 07 de setembro de 2024

Sábado, 07 de setembro de 2024

Voltar Pesquisadores criam roupa movida a energia solar que aquece e refresca corpo humano

Você já está acostumado a usar um casaco para se esquentar em um dia de frio. Por isso, também está familiarizado com as ideias de que existem tecidos mais (ou menos) aptos para te aquecer e de que usar diversas camadas de roupa ajuda.

Anteriormente, pesquisadores procuraram aumentar a capacidade de aquecimento e resfriamento em tecidos. No entanto, a maior parte dessas tentativas envolveu uma peça de roupa muito volumosa para uso geral.

Agora, um time de engenheiros, cientistas de materiais e químicos da Universidade de Nankai, na China, parece ter encontrado a solução. A equipe desenvolveu um tecido à base de microfibras chamado de meta-tecido, capaz de regular a temperatura corporal durante todo o dia, mesmo em períodos de mudanças externas de temperatura.

Segundo o estudo, publicado na revista Science, o objetivo dos pesquisadores foi melhorar o tecido de microfibra adicionando elementos de aquecimento e resfriamento. Para isso, eles combinaram células solares flexíveis com a tecnologia eletrocalórica – como ambas as tecnologias são flexíveis, elas permitem à integração com o tecido.

Além disso, devido a sua capacidade bidirecional, essas roupas podem fornecer calor ou efeito de resfriamento, dependendo do clima. Os testes mostraram que as roupas feitas com essa tecnologia são capazes de responder rapidamente às mudanças de temperatura ambiente.

De acordo com a pesquisa, o dispositivo mantém a temperatura da pele humana dentro de uma zona de conforto térmico entre 32°C e 36°C, embora a temperatura ambiente varie entre 12,5 °C e 37,6 °C. A alta eficiência do dispositivo permite 24 horas de termorregulação controlável com apenas 12 horas de entrada de energia solar.

Essa tecnologia representa um avanço significativo na criação de roupas termorreguladoras que podem ser alimentadas por energia solar. Além de proporcionar conforto térmico, elas provaram ser mais compactas e adequadas para o uso diário.

Aplicações práticas

Vale destacar que a roupa movida por energia solar teria uma aplicação prática fundamental nos próximos
séculos. Afinal, o planeta está superaquecendo a um ritmo impressionante, e o calor logo afetará a saúde dos seres
humanos. Com tecnologias adaptáveis, seria possível driblar esses efeitos e ter uma qualidade de vida maior.

Além disso, outras atividades dependem de uma temperatura corporal adequada, como exploração espacial,
visita a áreas inóspitas e outros avanços científicos. Dessa forma, é uma inovação interessante, e que transforma a perspectiva de inúmeras possibilidades futuras.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã