Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Voltar Pesquisa Datafolha diz que 59% dos brasileiros consideram o combate à corrupção na gestão Lula ruim

Com mandatos anteriores marcados pelos escândalos do mensalão e de desvios na Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem no combate à corrupção um calcanhar de aquiles de sua gestão. Pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (8) revela que 59% consideram ruim ou péssimo o trabalho do petista nessa área. Já 23% disseram considerar regular o combate à corrupção no governo Lula, e 15%, ótimo ou bom.

No fim do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, 50% achavam a atuação do então presidente ruim ou péssima nessa área. Já 29% avaliavam como ótimo/bom e 19%, regular. Bolsonaro foi eleito em 2018 com o discurso de combate à corrupção e tentando fugir do figurino de político tradicional, embora tivesse exercido sete mandatos de deputado federal.

Grau de confiança

O Datafolha também mediu o grau de confiança em Lula. Pelo levantamento, 40% dos entrevistados afirmaram nunca confiar no que ele diz. Já 35% responderam confiar às vezes, enquanto 24%, sempre.

A percepção se manteve estável em relação à pesquisa feita em setembro. Na ocasião, 42% dissera nunca confiar no que Lula diz, 34% às vezes, e 23%, sempre. Todas variações dentro da margem de erro.

O maior índice de confiança nas declarações de Lula é registrado entre os menos instruídos, 38%. Já desconfiam mais do petista os moradores da região Sul: 48%. Os percentuais estão de acordo com as avaliações feitas do governo Lula nesses segmentos.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã