Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Voltar Papa diz que a paz na Ucrânia “não pode ser adiada”

O papa Leão XIV afirmou, neste domingo (22), que a paz na Ucrânia “não pode ser adiada” e é “uma necessidade urgente”, às vésperas do quarto aniversário da invasão russa.

“A paz não pode ser adiada. É uma necessidade urgente que deve encontrar lugar nos corações e se traduzir em decisões responsáveis”, declarou ele durante sua tradicional mensagem dominical aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

“Renovo veementemente meu apelo: que as armas se calem, que os bombardeios cessem, que um cessar-fogo seja alcançado sem demora e que o diálogo seja fortalecido para pavimentar o caminho para a paz”, acrescentou o pontífice.

Esta terça-feira, dia 24 de fevereiro, marcará quatro anos desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, uma guerra que devastou cidades, deslocou milhões de pessoas e causou inúmeras vítimas em ambos os lados. As forças russas ocupam cerca de um quinto do território ucraniano e continuam avançando lentamente, especialmente na região leste do Donbass, apesar das grandes perdas e dos repetidos ataques ucranianos às suas linhas logísticas.

Os Estados Unidos pressionam ambos os lados para que encerrem o conflito e promoveram várias rodadas de negociações, embora sem avanços até o momento.

Quando Vladimir Putin lançou a maior invasão terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, no dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo esperava tomar Kiev em dois dias. Um ataque relâmpago para mostrar ao mundo a força de uma Rússia que retornava ao seu lugar entre as grandes potências e que daria força ao discurso neoimperial do Kremlin.

Quatro anos depois, o país conquistou 20% da Ucrânia, mas o governo local ainda resiste com o apoio de aliados, mesmo sob violentos bombardeios contra civis e sangrentas batalhas terrestres. A economia de guerra russa dá sinais de cansaço e terá problemas para se adequar aos tempos de paz. Mais de um milhão de soldados foram mortos, feridos ou presos, e o retorno de milhares de veteranos preocupa as autoridades. E sem um acordo que viabilize suas demandas maximalistas de anexação do país vizinho — ou uma vitória para apresentar aos russos (e ao mundo) — o projeto de liderança global de Putin começa a se esfarelar.

“No atual momento da guerra, a situação pode parecer mais favorável a Putin, deixando a impressão de que o projeto inicial de dominar a Ucrânia, inclusive territorialmente, está perto de acontecer”, afirmou Angelo Segrillo, professor de História Contemporânea na Universidade de São Paulo.

Em abril de 2022, o país se tornou o segundo a ser suspenso do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Sob ameaça de boicote, Putin decidiu não ir à cúpula do G20 na Indonésia, meses depois. No ano seguinte, o líder russo foi alvo de uma ordem internacional de prisão, emitida pelo Tribunal Penal Internacional, que limitou ainda mais sua lista de destinos: não foi a cúpulas do G20 em Índia, Brasil e África do Sul, só participou de uma reunião do Brics em 2024, quando ela foi realizada em Kazan, e escolheu apenas nações que não fazem parte do tribunal para visitas oficiais (a exceção foi a Mongólia, aliada da Rússia e que escolheu não prender Putin).

Políticos ocidentais passaram a ser visão rara em Moscou, e países aliados, como o Brasil, limitaram o contato: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Putin apenas uma vez nos últimos quatro anos, em maio do ano passado, em Moscou. No mesmo período, Lula se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com quem nutriu divergências, duas vezes. (Com informações dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Caiçara Confidencial