Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Voltar Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta composições de Beethoven e Piazzolla

Encerrando a temporada de 2023, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta no fim de semana dois concertos em sua sede. No sábado (9), às 17h, a Sala Sinfônica recebe a pianista japonesa Yu Kosuge e o maestro peruano David Del Pino Klinge para um concerto dedicado a Beethoven & Bartók. Já no domingo, o grupo gaúcho Piazzolla a Seis apresenta a partir das 18h uma seleção de sucessos do mestre argentino do tango erudito.

A primeira apresentação tem ingressos à venda no site sympla.com.br. O segundo espetáculo, por sua vez, tem entrada franca – por ordem de chegada. Também é possível acompanhar ambos os concertos ao vivo ou posteriormente, bem como as palestras, por meio do canal da Ospa no portal de vídeos youtube.com.

Beethoven & Bartók

O alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) e o húngaro Béla Bartók (1881-1945) terão peças regidas por David Klinge, diretor artístico da Orquestra da Universidade de Santiago do Chile.

Na primeira parte, ele se une à Ospa pela primeira vez para executar “Concerto para Piano nº 3 – em Dó Menor, Opus 37”, estreado pelo próprio Beethoven em 1803. A pianista convidada, Yu Kosuge, iniciou sua premiada carreira aos 9 anos e já passou pelos principais palcos europeus.

A segunda parte tem “Concerto para Orquestra”, de Bartók (1944), escrita quando ele vivia exilado nos Estados Unidos por causa da ascensão do nazismo em sua terra natal, a Hungria.

Astor Piazzolla

O espetáculo de domingo é dedicado a Astor Piazzolla (1921-1992), gênio argentino que conquistou ouvintes em todo o mundo com sua fusão do tango à música erudita. Em destaque, algumas de seus clássicos, como “Libertango”, “Adiós, Nonino” e “Oblivion”.

A apresentação é do grupo Piazzolla a Seis, formado pela pianista Olinda Allessandrini e músicos da Ospa – Brigitta Calloni (violino), Robert Cruz (violino), João Senna (viola), Martina Ströher (violoncelo) e Luciano Dal Molin (contrabaixo).

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada