Sábado, 16 de maio de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 15 de maio de 2026
O avanço das obras na comporta nº 12 do sistema de proteção contra enchentes causa mudanças no trânsito de veículos rumo à área central de Porto Alegre, a partir deste sábado (16). Localizada no bairro Navegantes (Zona Norte), a passagem já está bloqueada – até o fim de junho – para execução de obras que antecedem a instalação de nova barreira encomendada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Motoristas que precisam chegar ao Centro Histórico por esse caminho devem utilizar rotas alternativas como a rua Voluntários da Pátria e a avenida Farrapos. Já para quem se dirige à avenida Portuária, no lado oposto da Castelo Branco, o desvio se dá a partir da avenida Ernesto Neugebauer e da rua João Moreira Maciel (bairro Humaitá), com circulação liberada somente para acesso local.
Os veículos que estiverem na avenida João Moreira Maciel poderão acessar o Centro pela Castelo Branco ou pela Voluntários da Pátria, por meio da comporta nº 11 do sistema de proteção contra cheias, na altura da avenida São Pedro.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta que os condutores redobrem a atenção à sinalização e às indicações dos agentes de trânsito. “Sempre que possível, planejem seus deslocamentos com antecedência”, complementa.
A estrutura permanecerá móvel, no modelo tradicional, mas o projeto foi readequado com base nos dados da enchente recorde de 2024. Além de suportar uma carga hidrodinâmica superior à da estrutura anterior, o equipamento contará com novo sistema de fechamento.
“Com isso, a operação será mais rápida e demandará menos esforço humano”, salienta o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli. “Esta obra permitirá que a cidade combine eficiência em mobilidade urbana, por meio da manutenção do acesso à região central naquela via, a uma capacidade muito maior de resistência a inundações”
Denmais passagens
Também estão em obras as passagens nº 11 (que receberá nova proteção móvel) e nº 9, em fase final de extinção por meio da construção de uma estrutura permanente, em concreto-armado. A previsão é de que o conjunto de intervenções – iniciado em 2024 – seja concluído em cerca de 45 dias.
As demais comportas do sistema já tiveram suas obras finalizadas. Os portões de números 1, 2, 4 e 6, todos no Muro da Mauá (Centro Histórico), estão reformados e em condições adequadas de operação. Já as passagens de números 3, 5, 7, 8, 10, 13 e 14 foram extintas, com substituição por estruturas permanentes.
De acordo com a prefeitura, a modernização das comportas do sistema de proteção contra cheias demandou um investimento total de R$ 11 milhões ao longo de dois anos desde a catástrofe ambiental. O montante inclui R$ 9,4 milhões viabilizados pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), administrado pelo governo gaúcho.
(Marcello Campos)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.