Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Voltar O que está havendo com os helicópteros?

Três ocorrências envolvendo helicópteros chamaram atenção ao longo da última semana no País. Dois deles caíram. Um no interior do Maranhão e outro no interior de Minas. Enquanto o terceiro segue sendo procurado pela Força Aérea Brasileira (FAB) após desaparecer na véspera de Ano-Novo. No total, duas pessoas morreram, três ficaram feridas e quatro estão desaparecidas. A recorrência despertou a preocupação de passageiros e profissionais do setor.

Levantamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da FAB aponta o registro, em 2023, de 15 acidentes de helicóptero, com dez mortes. O número é menor dos que os 20 acidentes de 2022, que também somaram dez mortes. Nos últimos dez anos, foram 167 ocorrências, com 136 óbitos.

Com a maior frota de aviões e helicópteros do País, o Estado de São Paulo lidera o ranking de acidentes, com 343 ocorrências, das quais 43 envolveram helicópteros. Em seguida aparecem Mato Grosso, com 186 acidentes, Rio Grande do Sul (166), Minas Gerais (147) e Pará (135).

A Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe) disse que a ocorrência de três acidentes em curto prazo de tempo é atípica, já que os registros estão em queda nos últimos anos.

De acordo com a entidade, para exercer a profissão, o piloto precisa estar certificado como Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), cumprindo 100 horas de voo, além de curso teórico e prova aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em escola homologada.

O Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), do Cenipa, aponta o “desempenho técnico do ser humano” como causa de 47,7% dos acidentes com helicópteros, sendo que a perda de controle do aparelho em voo responde por 30% das ocorrências.

Táxi aéreo clandestino
A Associação Brasileira de Empresas de Táxi Aéreo (Abtaer) alertou para a proliferação de táxis aéreos clandestinos, o que aumenta o risco de acidentes. A prática inclui a realização de voos fretados sem a homologação da Anac. Em uma empresa de táxi aéreo regular e homologada, a manutenção das aeronaves é feita em conformidade com as diretrizes da autoridade aeroportuária e submetida a verificações, o que não acontece com os clandestinos.

A Anac orienta os usuários de táxi aéreo para que, antes de contratar o voo de avião ou helicóptero, busquem informações sobre a empresa pelo aplicativo “Voe Seguro”, disponível no site da agência.

Segundo a agência, empresas autorizadas devem utilizar aeronaves adequadas para a prestação do serviço e devem estar registradas como táxi-aéreo.

Quedas e desaparecimento
Prosseguem as buscas pelo helicóptero Robinson 44, que desapareceu no Estado de São Paulo com quatro pessoas a bordo. Equipes da FAB e da Polícia Militar fazem uma varredura na área em que, possivelmente, a aeronave desapareceu. O helicóptero decolou do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h15 do dia 31 de dezembro, com destino a Ilhabela, no Litoral Norte paulista, e não chegou.

Estavam a bordo, além do piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos, Luciana Rodzewics, de 45 anos, sua filha Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20, filha de Luciana, e um amigo delas, Raphael Torres, de 41. O grupo passaria o Réveillon em Ilhabela.

No dia 2 deste mês, um helicóptero Colibri EC-120 caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, na região centro-oeste de Minas Gerais. Três tripulantes da aeronave foram resgatados com ferimentos. Um quarto ocupante, identificado como Vanilton Alves Balieiro, de 44 anos, morreu. Conforme a Polícia Civil, a aeronave decolou do heliponto de um balneário e seguiria para a cidade mineira de Piumhi quando houve o acidente.

No mesmo dia, por volta das 10 horas, um helicóptero Robinson 44 caiu em uma fazenda, no município de Santa Luzia, no Maranhão, causando a morte do piloto José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos. Durante a queda, a aeronave pegou fogo.

Conforme o registro na Polícia Civil, o piloto realizava um trabalho de pulverização agrícola na propriedade rural quando aconteceu o acidente.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde