Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Voltar O público nos estádios nos jogos do Campeonato Brasileiro bate recorde de 40 anos

O público nos estádios nas partidas do Campeonato Brasileiro deste ano já ultrapassa 7 milhões de torcedores. A competição entra em sua reta final com uma média recorde, de 27,9 mil espectadores por jogo. O número supera com folga a melhor média registrada na história, de 22,9 mil no campeonato de 1983.

Em relação à mesma altura do torneio o ano passado, o índice atual supera em 28% a média de 21,8 mil alcançada até a 28ª rodada. Além disso, no momento, 12 das 20 equipes que disputam o campeonato levaram mais de 30 mil torcedores aos estádios, em média. São elas: Flamengo (54,4 mil), São Paulo (46,6 mil), Corinthians (39,6 mil), Bahia (37 mil), Palmeiras (35,9 mil), Fluminense (33,7 mil), Atlético-MG (31,7 mil), Fortaleza (31,5 mil), Vasco (31,3 mil), Grêmio (30,7 mil), Cruzeiro (30,4 mil) e Botafogo (30,3 mil). Os números levam em consideração apenas os jogos com presença de público.

Um dos clubes que apostam em ações diferenciadas é o Flamengo, equipe que mais tem contado com o apoio de seu torcedor. Dono da maior torcida do País, o Flamengo também lidera as receitas com bilheteria, com média de R$ 3,4 milhões por partida. Na sequência estão São Paulo (R$ 2,6 milhões), Corinthians (R$ 2,5 milhões), Palmeiras (R$ 2,4 milhões) e Grêmio (R$ 2 milhões).

“Vários fatores colaboram para esses números tão expressivos. Não apenas a qualidade dos times e as estrelas que chegaram, mas também a excelência no serviço oferecido por programas de sócios-torcedores até uma tecnologia eficiente que vai desde venda de ingressos até serviços objetivos dentro das arenas”, diz Henrique Borges, CEO da Somos Young, empresa especializada no atendimento de sócios-torcedores e que atua em clubes como Bahia e Cruzeiro.

Os patrocinadores do Brasileirão também contribuem ao incentivar ações de engajamento com os torcedores, como tours por arenas e a colocação à disposição de camarotes para nichos específicos.

A relação dos clubes com seus fãs tem crescido ano após ano e não ficam restritas ao eixo Rio-São Paulo. Equipes do Sul e do Nordeste também se destacam fora das quatro linhas e figuram no top 5 de clubes com maior taxa de sócios torcedores nos estádios. Atrás do Corinthians, que lidera o ranking com proporção próxima aos 85%, aparecem, na sequência, Coritiba (78%), Athletico-PR (72%), Fortaleza (63%) e Bahia (53%).

Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, destaca o crescimento do programa de associados do Leão.

“Desde o fim de 2017, no início de minha gestão, conseguimos sair da marca de 7 mil sócios para cerca de 42 mil. Realizamos diversas ações para aumentar esse número, e temos como objetivos chegar aos 50 mil ainda em 2023’’, planeja.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Bom Dia Caiçara