Sábado, 27 de junho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 5 de junho de 2026
Você também sente mais fome durante o frio? A temperatura cai e bate aquela vontade de comer algo quentinho e gostoso – normalmente mais calórico e gorduroso. Isso não é coisa de gente gulosa: é normal sentir mais fome no frio. E a ciência explica esse fenômeno.
Para funcionar bem nosso corpo deve estar em uma temperatura de aproximadamente 36,5°C. Nos dias mais frios, o organismo precisa gastar mais energia para se manter aquecido. Como a nossa fonte energética é a alimentação, o cérebro manda o alerta para haver uma maior ingesta alimentar. Como resultado, a fome aumenta.
“É correto dizer que o aumento da fome com as quedas de temperatura é um mecanismo adaptativo fisiológico, para promover fonte energética para produção de calor”, afirma o endocrinologista Antônio Carlos.
Mas sentir mais fome não é sinal de que devemos, necessariamente, comer mais.
“A produção de calor ocorrerá, mesmo que não haja a ingestão alimentar, mas este mecanismo de fome será acionado e mantido. Se não houver fonte de alimento o organismo gastará o que tiver de reserva”, explica o médico.
Durante o inverno, os dias são mais curtos e há menos incidência solar. Esses fatores influenciam diretamente na produção de melatonina – conhecida como o hormônio do sono. Quanto menos luz, mais melatonina o nosso corpo produz. Isso faz com que o nosso corpo entre em um estágio de repouso, nos deixando mais sonolentos e com menos energia. E, quanto menos energia temos, mais o organismo entende que é preciso conquistá-la, aumentando a fome.
O que comer nos dias frios
Com o aumento da fome, é preciso ter cuidado para não ingerir alimentos demais e acabar ganhando uns quilinhos extras – o que não é gasto pelo corpo é estocado em forma de gordura. Por isso, é interessante incluir na dieta alguns pratos que vão ajudar a se manter aquecido ou a saciar melhor a “fome extra” gerada pelas temperaturas mais baixas.
Alimentos quentes – Chocolate quente, café, mingau e salada de frutas cozidas são algumas opções de comidas quentinhas que já podem entrar (ou serem mantidas) no seu cardápio de café da manhã. Comidas e bebidas quentes ajudam o corpo a manter a temperatura ideal e reduzem as energias gastas para se auto aquecer.
Sopas e caldos – Outra opção de comida quente para ingerir no almoço ou no jantar. Comer sopa pode ser uma ótima estratégia para driblar a “fome extra” que surge com o frio.
Ingredientes termogênicos – Pimenta vermelha, gengibre, canela, chá verde, óleo de coco e produtos derivados de chocolate (quanto maior concentração de cacau, melhor) são algumas opções de alimentos termogênicos. Eles aumentam a temperatura do corpo e podem ser aliados na luta contra o frio.
Fibras – Uma ótima estratégia para quem quer se alimentar sem excessos no frio é investir em alimentos com alto teor de fibras. Eles geram uma sensação de saciedade mais prolongada. Aveia, frutas com casca e arroz integral são exemplos de alimentos ricos em fibras que podem ser incluídos na dieta.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.