Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Voltar “O Agente Secreto” perde premiações no Oscar britânico

O filme “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, não venceu nenhuma categoria do British Academy Film Awards (Bafta), também conhecido como o “Oscar britânico”. A decisão aconteceu neste domingo (22), durante evento em Londres. O longa concorria duas vezes.

Na disputa por melhor filme em língua não inglesa, a produção brasileira enfrentava quatro títulos: Apenas Um Acidente (França), Sirât (Espanha), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Valor Sentimental (Noruega), que acabou levando o troféu. O mesmo grupo de filmes também concorre com O Agente Secreto na categoria de filme internacional do Oscar.

Entre os indicados a melhor roteiro original estavam Eu Juro, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores, vencedor na categoria. A premiação britânica apresentou uma relação praticamente igual à do Oscar, mas incluiu O Agente Secreto no lugar de Blue Moon, escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Este foi o segundo ano consecutivo com presença brasileira no Bafta. Em 2025, Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, disputou como melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio ficou com Emilia Perez.

Wagner Moura não apareceu entre os indicados a Melhor Ator. O nome do artista sequer integrou a pré-lista divulgada em 9 de janeiro. Na categoria de direção de fotografia, o brasileiro Adolpho Veloso também não venceu por Sonhos de Trem. O longa competia com trabalhos de Dan Laustsen (Frankenstein), Darius Khondji (Marty Supreme), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra, vencedor) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).

Já Petra Costa concorreu com o documentário Apocalipse nos Trópicos, mas a estatueta foi concedida a Mr. Nobody Against Putin.

No principal prêmio britânico, os vencedores são escolhidos por membros da Academia Britânica de Cinema e Televisão, que reúne cerca de 10 mil pessoas da indústria do audiovisual e dos games —a maioria é do Reino Unido, mas também há membros internacionais. Deste total, cerca de 8.300 votam no prêmio de cinema.

Para participar, os membros precisam passar por alguns critérios, como ter pelo menos cinco anos de experiência na área, além de pagar uma taxa anual. Os votantes são divididos por áreas, como atuação e direção, e cada categoria tem sua lista inicial definida por diferentes votantes. Para eleger os vencedores, todos votam no seu favorito. (Com informações do portal de notícias Terra e do jornal Folha de S.Paulo)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Caiçara Confidencial