Sexta-feira, 20 de março de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 13 de fevereiro de 2026
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), se reuniu com delegados da Polícia Federal (PF) e integrantes da equipe responsável pela investigação do caso Master na tarde dessa sexta-feira (13). O encontro, realizado em Brasília, teve duração aproximada de duas horas e ocorreu em caráter institucional.
O objetivo da reunião seria permitir que o ministro ficasse a par do estágio atual da apuração antes de tomar qualquer medida relacionada ao caso, adotando serenidade e responsabilidade, segundo interlocutores da corte. A iniciativa teria buscado garantir que eventuais decisões futuras sejam baseadas em informações técnicas detalhadas e atualizadas.
Mendonça está em São Paulo, por isso sua participação na reunião, realizada na capital federal, ocorreu de forma virtual. O diretor-executivo da PF, William Marcel Murad, acompanhou as tratativas presencialmente, ao lado dos delegados que conduzem as diligências.
Depois da reunião, um interlocutor afirmou que ela foi “bem tranquila” e que o relator não concentrou questionamentos em nenhum ponto específico da investigação. Segundo esse relato, a principal finalidade teria sido promover um alinhamento de procedimentos e esclarecer aspectos formais da condução do inquérito, sem interferir diretamente no conteúdo das apurações em curso.
O ministro também tratou de questões burocráticas relacionadas ao andamento do processo, como as formas de peticionamento no caso e os fluxos adotados no gabinete para organizar a tramitação de procedimentos considerados complexos. Além disso, requisitou a lista completa de inquéritos, relatórios e demais processos abertos vinculados ao caso, com o objetivo de obter uma visão consolidada das frentes investigativas.
Mendonça foi designado novo relator do caso Master por sorteio, na noite de quinta-feira (12), após o ministro Dias Toffoli deixar a função. A redistribuição ocorreu conforme as regras internas do tribunal, que preveem a definição do relator por meio de sistema eletrônico.
Além do caso Master, Mendonça também é responsável pela investigação sobre suspeitas de fraudes em descontos aplicados a aposentados e pensionistas do INSS, procedimento que igualmente possui repercussão política e administrativa.
Já a saída de Toffoli da relatoria ocorreu após ele ter tomado uma série de decisões consideradas polêmicas na condução do caso, incluindo a imposição de sigilo severo sobre provas e a posterior revelação de ligações do magistrado com pessoas interessadas na apuração, como o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, apontado como dono do Master. (Com informações da Folha de S.Paulo)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.