Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Voltar Nove pessoas perderam a vida no trânsito de Porto Alegre durante o feriado de Natal

Durante o feriado de Natal, em Porto Alegre, foi contabilizado um total de 133 acidentes de trânsito, sendo 56 ocorrências com vítimas e nove mortes, duas delas de motociclistas. O relatório dos sinistros ocorridos, entre a sexta-feira (22) até às 12h desta terça-feira (26) foi divulgado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A Operação Radar fiscalizou mais de 12.700 veículos no período e constatou que 91% dos condutores respeitam o limite de velocidade estabelecido. Apesar disso, foram flagrados 1.158 veículos acima da velocidade permitida, com o maior registro de irresponsabilidade flagrado na avenida Dr. Salvador França, a 138 quilômetros por hora, mais que o dobro do regulamentado, com 60 quilômetros por hora.

Também ocorreram quatro atropelamentos e outros sete registros de motocicletas em situação de direção perigosa. Até novembro, Porto Alegre registrava 59 vítimas fatais no trânsito. Com os óbitos ocorridos neste feriado, são 68 vidas perdidas no ano.

“Com os dados das vítimas e dos sinistros de trânsito neste período, conseguimos mapear e intensificar a fiscalização e, assim, combater a irresponsabilidade e reduzir o número de mortes em nossas vias”, destaca o diretor de Operações, Cirilo Faé.

Com o objetivo de reduzir estes números, a EPTC alerta para que as pessoas redobrem a atenção no trânsito. Os agentes de fiscalização intensificaram, desde o início do mês, a Operação Final de Ano, para coibir os excessos, e a Operação Balada Segura, para combater a alcoolemia no trânsito. O etilômetro passou a ser oferecido mesmo em sinistros mais comuns com apenas danos materiais, como colisão, abalroamento e choque com objetos fixos (postes ou muros).

Como a maior parte das ocorrências no feriado teve envolvimento de motos, a equipe da Escola Pública de Mobilidade fará uma ação voltada aos motociclistas no bolsão para estes veículos na esquina da avenida Ipiranga com a rua São Manoel. A atividade ocorrerá nesta quinta-feira (28), às 14h.

Relatório de ocorrências
De 22/12/23 às 12h a 26/12/23 às 12h

•Sinistros de trânsito em geral: 133

•Sinistros com moto: 38

•Sinistros com vítimas: 56

•Sinistros sem vítimas (danos materiais): 77

•Atropelamentos: 4

•Atropelamento por automóvel: 1

•Atropelamento por ônibus: 2

•Atropelamento por moto: 1

•Direção perigosa com envolvimento de motos: 7

•Sinistros com envolvimento de motos com morte no local: 2

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde