Sábado, 18 de abril de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 18 de abril de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste sábado (18) líderes mundiais por guerras e invasões e afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pode excluir a África do Sul do G20. Lula também lamentou o enfraquecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e fez um apelo a chefes de Estado por uma maior participação nas discussões junto à entidade.
“É importante que a gente aprenda uma lição muito séria. A ONU é um instrumento muito valioso se ela funcionar e ela precisa funcionar para garantir, por exemplo, que as plataformas sejam reguladas no mundo inteiro”, afirmou Lula.
“Vamos brigar, [Cyril] Ramaphosa, para você ir para o G20 nos Estados Unidos, porque o presidente americano não tem o direito de tirar você do G20, porque ele não é dono do G20. Então, se prepare para você ir aos Estados Unidos ficar lá na porta para entrar no G20”, disse em outro momento.
A declaração de Lula foi dada na 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre, em Barcelona, na Espanha, e remete a uma fala de Trump de novembro do ano passado. Na ocasião, Donald Trump afirmou que não convidaria a África do Sul para o encontro — previsto para dezembro deste ano. Sem apresentar provas, o norte-americano afirmou que haveria um “genocídio” de fazendeiros brancos no país — acusação negada pelo governo sul‑africano e considerada falsa por especialistas e autoridades internacionais.
Trump também boicotou a cúpula do G20 realizada na África do Sul em 2025 e anunciou a suspensão de subsídios americanos ao país, o que aprofundou a crise diplomática entre Washington e Pretória. O presidente sul‑africano, Cyril Ramaphosa, reagiu dizendo que a África do Sul é um país soberano e que nenhum membro isolado pode decidir sozinho sobre a exclusão de integrantes do grupo.
A 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre reúne chefes de Estado e de governo de diferentes regiões do mundo para debater o fortalecimento das instituições democráticas e os principais desafios globais à governança.
Criado em 2024 por iniciativa de líderes progressistas, entre eles Lula e o espanhol, Pedro Sánchez, o Fórum Democracia Sempre busca ampliar a articulação internacional em defesa da democracia diante do avanço de movimentos autoritários e extremistas em diferentes países.
A edição deste ano ocorre em meio a conflitos armados em diferentes regiões, como no Oriente Médio, e ao aumento das tensões políticas internacionais, incluindo embates envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Com informações do portal de notícias g1)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.