Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Voltar Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul terá sede definitiva

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) autorizou o início das obras do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Nesta quinta-feira (21), foi assinada ordem de serviço para a realização dos trabalhos no espaço, localizado na rua Comendador Azevedo, no 4º Distrito de Porto Alegre. O local será adaptado para abrigar o MACRS 4D – sede definitiva do Museu, criado em 1992 e instalado na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Com investimento de R$ 3,2 milhões, em recursos do programa Avançar na Cultura, as obras contemplam a reforma e a ampliação do espaço. Entre as melhorias planejadas estão a requalificação do prédio, que terá foyer, loja, galeria expositiva e área administrativa, bem como a criação de uma praça frontal para integrar a entrada ao pátio, a separação entre a entrada e as galerias de exposições e a inclusão de um café no espaço externo.

As melhorias estruturais permitirão que a comunidade e os visitantes utilizem o Museu, que abrigará as esculturas do acervo da instituição e será, também, um espaço educativo para os projetos sociais já iniciados pela Associação dos Amigos do Museu (AAMACRS). As obras serão realizadas pela empresa Plano M Construtora, contratada em licitação por meio de proposta que representou redução de 17,5% em relação ao valor inicialmente estimado. O prazo previsto para execução das obras é de seis meses.

Para a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, a nova sede do Museu “é mais uma das inúmeras conquistas que demonstram o interesse genuíno do governo do Estado pela arte e pela cultura, fortalecendo a parceria com a sociedade, potencializando todas as instituições vinculadas à Sedac e deixando um importante legado”.

A diretora do MACRS, Adriana Boff, ressaltou o histórico da demanda: “Hoje é um dia muito feliz e esperado. Fundado em 1992, o MACRS tem, desde o seu início, uma sede tida como provisória. Ao longo desses mais de 30 anos, houve várias mobilizações em busca desse espaço próprio, e hoje estamos dando um passo muito importante para tornar esse sonho realidade”, comemorou. A presidente da AAMACRS, Maria Fernanda Santin, salientou que a inauguração do espaço permitirá uma série de ações que devem fortalecer ainda mais a relevância da instituição e elevá-la a um patamar de reconhecimento nacional.

Sobre o espaço

A sede do MACRS ficará em um local de aproximadamente 2,3 mil m², doado pelo governo do Estado, em 2019. A área conta com 496 m² no térreo, 125 m² no pavimento superior e 1.760 m² de pátio externo. Também fazem parte do complexo do MACRS 4D dois bondes históricos da Carris, doados pela Polícia Civil.

O 4º Distrito de Porto Alegre, onde o Museu será instalado, tem passado por revitalizações constantes, se tornando uma região de atividades empreendedoras, culturais e de lazer para um público jovem, que se conecta com a arte e com os movimentos contemporâneos da sociedade.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde