Domingo, 19 de janeiro de 2025

Domingo, 19 de janeiro de 2025

Voltar Morre Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro, aos 89 anos

Um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro, Amaury Antônio Pasos morreu nesta quinta-feira (12), em São Paulo. O ex-ala pivô e armador havia completado 89 anos no dia anterior.

A causa da morte não foi divulgada. Ele foi eleito por duas vezes MVP de Mundiais, em posições diferentes, figurando no Hall da Fama da Fiba (Federação Internacional de Basquete).

Com a seleção brasileira, o ex-atleta foi bicampeão mundial em Santiago (Chile), em 1959, e no Rio, em 1963, além de ter conquistado duas medalhas olímpicas de bronze, nos Jogos de Roma (Itália), em 1960, e Tóquio (Japão), em 1964.

Pela seleção, Amaury jogou 96 partidas oficiais, disputando três Olimpíadas e quatro Mundiais.

Em nota, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) lamentou a morte do ídolo e prestou solidariedade aos amigos e familiares. A entidade decretou luto de três dias para a modalidade.

Amaury é sinônimo de basquete. De vitória. E com o seu talento, o Brasil tornou-se a potência que hoje é na modalidade, liderando ao lado de outros craques uma geração que encantou e pavimentou o caminho para os demais.  Campeão mundial em 1959 e 1963, Amaury encantou o mundo e tornou-se o único homem a ser visto pela Fiba com o melhor atleta de uma Copa do Mundo, nestes mesmos anos. Não bastasse, ainda foi duas vezes medalhista olímpico com o Brasil, em 1960 e 1964, levando a seleção ao bronze em Roma e Tóquio. Amaury ainda venceu uma dezena de títulos com a Seleção, como Sul-Americanos”, afirmou a entidade.

“Carrega marcas incríveis, sendo um dos maiores cestinhas em Olimpíadas e Copa do Mundo pelo Brasil, além de ser o maior vencedor com a seleção brasileira”, destacou a CBB.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã