Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Voltar Ministério Público pede investigação de ministro por “carnaval fora de hora”

O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, nesta quarta-feira (10), que o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macedo (PT-SE), seja investigado por possível desvio de dinheiro para “carnaval fora de hora”. Na campanha de 2022, Macedo foi tesoureiro da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Ministério Público junto ao TCU oferece representação com o propósito de que o Tribunal […] decida pela adoção das medidas necessárias a investigar possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e em desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de passagens pelo Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Sr. Márcio Costa Macedo (PT-SE), com o fito de levar servidores para carnaval fora de época em Aracaju (SE)”, diz o documento.

A representação pede ainda que, se confirmado o desvio de dinheiro público por Macedo, ele ressarça ao erário.

“A compra de passagens pelo Ministro Márcio Macedo para “curtir”, com seus apaniguados, as folias de carnaval fora de época no seu reduto eleitoral, atenta contra a moralidade administrativa e constitui evidente desvio de finalidade no uso de recursos públicos”, informa o documento assinado pelo subprocurador-geral do MP junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado.

Márcio Macedo assumiu em janeiro de 2023 o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A Secretaria-Geral da Presidência é um órgão que integra a Presidência da República e tem o objetivo de ajudar o presidente na condução estratégica de governo.

Com status de ministério, a pasta funciona no Palácio do Planalto, onde também estão abrigados a Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além dos gabinetes do presidente e do vice-presidente da República.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias