Terça-feira, 25 de agosto de 2026

Terça-feira, 25 de agosto de 2026

Voltar Ministério Público Eleitoral não vê irregularidade em foto de Lula com chapéu nas urnas

O MPE (Ministério Público Eleitoral) descartou haver irregularidades na foto escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, para a exibição nas urnas eletrônicas nas eleições deste ano. Na imagem apresentada no pedido de registro de candidatura, o chefe do Executivo está utilizando um chapéu.

“A foto constante dos autos permite concluir que não há conotação de propaganda eleitoral no acessório, que também não dificulta o reconhecimento do candidato. Inexiste, portanto, irregularidade”, afirmou o MPE.

O presidente passou a utilizar o acessório em eventos públicos depois que bateu a cabeça em uma queda em outubro de 2024. Também manteve o uso do item após retirar um câncer de pele no couro cabeludo em abril deste ano.

Lula é candidato a um quarto mandato no Palácio do Planalto. É a primeira vez que registra a candidatura com uma foto usando chapéu.

O MPE se manifestou pelo deferimento do pedido de registro. O documento foi assinado no sábado (22) pelo vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa.

No despacho, ele afirma que “a permissão da indumentária na fotografia do candidato é a solução que melhor atende ao pluralismo político”.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Manhã