Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Voltar Metade dos brasileiros conhece pessoalmente uma mulher que já foi agredida pelo companheiro ou ex

Cinquenta por cento dos brasileiros conhecem pessoalmente alguma mulher que sofre ou já sofreu algum tipo de agressão por parte do atual ou do ex-companheiro. Porém, apenas 6% dos homens admitem já ter cometido violência doméstica.

Os dados são de uma pesquisa realizada em outubro pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria com o Instituto Patrícia Galvão e o Instituto Beja. O nível de confiabilidade é de 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (17) pelo site G1.

Após tomar conhecimento de casos de violência, a maioria dos brasileiros procura as vítimas para conversar e, no geral, oferece conselhos focados na segurança e no bem-estar das mulheres, como para denunciarem as agressões à polícia (53%) e terminarem o relacionamento (48%).

Contudo, uma minoria recomenda que as vítimas tomem atitudes visando a manutenção da relação, como para procurarem a igreja (8%) – sendo as mulheres as que mais dão esse conselho –, mudarem de comportamento para que o parceiro não fique irritado (7%) e reconsiderarem e fazerem as pazes (6%) – sendo os homens os que mais falam isso.

Apenas um em cada quatro homens conversa com o agressor depois de ficar sabendo sobre um caso de violência doméstica. Esse número é ainda menor entre as mulheres: somente uma em cada dez.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Caiçara Confidencial