Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Voltar Meta abre acesso a dados do Facebook e Instagram para pesquisadores

Pesquisadores universitários ou ligados a organizações não governamentais (ONGs) podem acessar a biblioteca de conteúdo com dados do Facebook e Instagram. Uma interface gráfica e uma API – por meio da qual um programa utiliza as funções ou serviços de outro – disponibilizam dados “quase em tempo real”, segundo a Meta.

Para quem tem pressa

A Meta anunciou que pesquisadores universitários e de ONGs podem acessar a biblioteca de conteúdo do Facebook e Instagram. O acesso acontece por meio de uma interface gráfica e uma API, fornecendo dados “quase em tempo real”, incluindo reações, compartilhamentos, comentários e contagens.

Os pesquisadores interessados precisam solicitar acesso por meio de um formulário do Consórcio Interuniversitário de Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan, que é parceiro da Meta no projeto. Eles devem estar afiliados a instituições acadêmicas ou ONGs com objetivos científicos ou de interesse público.

O acesso e a análise dos dados vão ocorrer no ambiente Social Media Archive (Somar), desenvolvido pela ICPSR, visando garantir o “compartilhamento seguro” de dados de pesquisa.

Entram nesses dados: reações, compartilhamentos, comentários e contagem. Aliás, dados de postagens brasileiras estão entre as informações disponíveis.

Dados da Meta

Para acessar a biblioteca da Meta, os pesquisadores interessados precisam solicitar por meio de um formulário do Consórcio Interuniversitário de Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan, parceiro da Meta no projeto. Além disso, eles devem estar afiliados a instituições acadêmicas ou ONGs (organizações não governamentais) com fins científicos ou de interesse público.

Tanto o acesso quanto a análise do conteúdo vai ocorrer no ambiente Social Media Archive (Somar), desenvolvido pela ICPSR. Segundo a Meta, o objetivo é garantir o “compartilhamento seguro” de dados de pesquisa.

Confira abaixo quais dados estão disponíveis em relação ao Facebook e Instagram:

Facebook: grupos, eventos e páginas públicas (e suas postagens);

Instagram: informações e postagens de contas empresariais e de produtores de conteúdo.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Caiçara Confidencial