Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Voltar Lula na Argentina: países começam a estudar moeda comum nesta semana

Reportagem do jornal britânico Financial Times afirma que Brasil e Argentina devem dizer esta semana que estão trabalhando em um plano inicial para criar uma moeda comum. As duas maiores economias da América Latina tomarão a “decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais”, disse o ministro da Economia da Argentina Sérgio Massa na reportagem.

Conforme o Financial Times, os dois membros do bloco comercial do Mercosul convidariam outras nações da América Latina a se juntarem mais adiante. Qualquer plano pode levar anos para ser concluído, disse o jornal.

Debates sobre o assunto no passado foram recebidos com ceticismo em alguns cantos do setor financeiro. Quando o então presidente Jair Bolsonaro lançou a ideia em 2019, economistas disseram que os dois países precisariam primeiro realizar reformas radicais.

Um porta-voz do Ministério da Fazenda brasileiro disse ao jornal britânico que não tinha informações sobre um grupo de trabalho em nenhum plano.

O presidente brasileiro desembarcou neste domingo (22) em Buenos Aires, para uma série de encontros bilaterais com países da América do Sul e para o retorno do Brasil à Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada