Quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Voltar Lula diz que o presidente da Petrobras tem “cabeça muito fértil”, após o comandante da estatal anunciar abertura de unidade no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (3) que desconhece a intenção do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em estudar a possibilidade de abrir uma sucursal no Oriente Médio. Lula concedeu entrevista a jornalistas, após sua participação na COP28, em Dubai.

“Você deve fazer a pergunta para o Jean Paul Prates. Eu não fui informado que a gente vai criar uma Petrobras aqui”, disse.

“Como a cabeça dele é muito fértil e ele pensa na velocidade de Fórmula 1, e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, preciso aprender o que é isso que ele vai fazer. Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não sei no quê”, afirmou o petista.

Segundo a reportagem da Bloomberg News, o presidente da Petrobras afirmou, por meio de uma mensagem, que a empresa iniciará estudos para avaliar a abertura de uma unidade da Petrobras no Oriente Médio. Isso ocorreu após o anúncio de que o Brasil irá aderir à Opep+.

A declaração do presidente da Petrobras gerou desconforto no governo. Auxiliares de Lula afirmaram que a postura de Prates foi vista como desrespeitosa por não consultar o presidente sobre o projeto.

De acordo com o Valor Econômico, Prates disse que a subsidiária seria chamada de “Petrobras Arábia”. O presidente da Petrobras integra a comitiva de Lula, que viajou para conferência do clima da ONU.

A discussão sobre a possibilidade de a Petrobras abrir uma unidade no Golfo Arábico acontece enquanto o governo brasileiro tenta se colocar como exemplo na transição energética limpa. Ao mesmo tempo, o presidente Lula confirmou que o país irá participar da Opep+, um subgrupo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, mas que não têm poder de voto.

Durante a conversa com os jornalistas, Lula disse que a Petrobras não vai deixar de prospectar petróleo. “É importante lembrar isso, porque o combustível fóssil ainda vai funcionar durante muito tempo na economia mundial. Enquanto ele funcionar, nós vamos conseguir pegar petróleo, vamos melhorar a qualidade da gasolina.”

Lula ainda disse que, em meio ao processo de transição energética, a Petrobras não deve se limitar apenas a petróleo. “A Petrobras, enquanto empresa, ela vai ter que fazer o que precisar fazer para se transformar numa grande empresa e ajudar o Brasil crescer.”

“Mas, ao mesmo tempo, a Petrobras vai se transformar numa empresa não de petróleo apenas. Numa empresa que vai cuidar da energia como um todo”, complementou o presidente.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde