Sexta-feira, 21 de março de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 21 de novembro de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa terça-feira (21) que disse para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em telefonema na segunda (20), que deseja fechar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia durante a presidência brasileira no bloco sul-americano, que encerra ao fim do ano.
“Eu liguei para a Ursula von der Leyen, para dizer para ela que eu estou querendo negociar o Mercosul ainda na minha presidência e gostaria que a gente conseguisse fazer o acordo. Passei todos os pontos para ela, ela ficou de me dar uma resposta”, disse Lula em sua live semanal nessa terça.
O presidente também espera ter uma reunião com a líder europeia durante a viagem dos dois para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em 30 de novembro.
“Coloquei o Mauro Vieira [ministro das Relações Exteriores do Brasil] para conversar com o chefe de gabinete dela, e ela ficou de tentar, quem sabe, fazer na COP28 uma reunião comigo e apresentar a resposta definitiva deles sobre nossa demanda. É uma coisa importante, aí começa a desenrolar o Brasil”, afirmou.
No domingo (19) as perspectivas para a conclusão do acordo comercial sofreram um forte impacto devido à eleição do ultraliberal Javier Milei, crítico do Mercosul, como presidente da Argentina.
Milei já defendeu a saída da Argentina do bloco econômico. Depois, recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no bloco sul-americano, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.
Maduro
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nessa terça que o acordo costurado entre o Mercosul e a UE deve ser consolidado no próximo mês. A expectativa do governo é fechar os termos enquanto o Brasil estiver na presidência do bloco, até 7 de dezembro.
“Está maduro o acordo Mercosul e União Europeia. Está bem maduro para poder caminhar agora no começo de dezembro”, disse.
Na segunda, o bloco europeu declarou que as negociações têm sido “extremamente construtivas” e que o plano é no sentido de que o processo seja encerrado até o fim de 2023.
Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países.
A concretização do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) é uma das apostas do presidente Lula para o terceiro governo. Caso seja concluído, o documento criará a maior zona de livre comércio no mundo.
No Ar: Show Da Manhã