Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024

Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024

Voltar Lula conversa com rei Charles III em jantar oferecido no Palácio de Buckingham um dia antes da coroação, que ocorre neste sábado

O presidente Lula participou, nesta sexta-feira (5), de uma recepção realizada no Palácio de Buckingham para cerca de 250 convidados de delegações estrangeiras que comparecerão à cerimônia de coroação do Rei Charles III, que acontece neste sábado (6), em Londres, na Inglaterra. O brasileiro ficou em uma área reservada para poucas autoridades e foi a primeira pessoa que o rei Charles cumprimentou ao entrar no local.

Lula e Charles falaram sobre a Amazônia e o Brasil e o presidente chamou o príncipe para fazer uma visita ao país. Lula também conversou sobre os mesmos temas com o príncipe William, e estendeu o convite para visitar o Brasil. O encontro aconteceu após o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometer, num encontro com o petista, a doação de RS$ 500 milhões ao Fundo Amazônia.

Entre as autoridades presentes na área vip da recepção estavam os presidentes da Itália, Sergio Mattarella, de Israel, Isaac Herzog, o rei da Suécia, Carl 16 Gustav e a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, além de autoridades com quem o brasileiro esteve na semana passada, como o rei da Espanha, Felipe VI, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Lula ficou por quase duas horas no local e estava acompanhado somente da primeira-dama, Janja, e de seu intérprete. Figuras cativas em quase todas as agendas internacionais do presidente, como o assessor especial Celso Amorim e o fotógrafo Ricardo Stuckert, não participaram do evento.

Mais cedo, Lula e a primeira-dama estiverem no número 10 de Downing Street, residência e local de trabalho do primeiro-ministro, Rishi Sunak.

Na reunião, Sunak anunciou a doação de aproximadamente R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia. O encontro entre Lula e o primeiro-ministro durou cerca de 40 minutos.

Coroação e confraternização

A coroação de Charles III e da rainha Camilla ocorrerá na manhã de sábado, a partir das 10h, na Abadia de Westminster. A cerimônia será conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade da Igreja Anglicana.

Após a cerimônia, Lula participará de uma confraternização reservada, a convite do rei, juntamente com outros chefes de Estado que estarão em Londres para as festividades.

O governo federal considera a viagem do presidente Lula ao Reino Unido parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil desde a posse presidencial em janeiro.

Desde que tomou posse, Lula já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha e teve encontros com diversos líderes mundiais tanto no Brasil como no exterior.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada