Terça-feira, 28 de maio de 2024

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Voltar Lula confirma que Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (11) que o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Lewandowski substituirá no cargo Flávio Dino, que ocupará uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), onde deve tomar posse no cargo de ministro ainda neste mês.

“Eu só vou fazer o decreto da oficialização dele, a pedido dele, por conta de coisas particulares que ele tem que fazer, no dia 19. Acertamos que ele toma posse no dia 1º de fevereiro. Até lá, o companheiro Flávio Dino, que só vai tomar posse em 22 de fevereiro, ficará cumprindo a função da forma magistral que ele cumpriu até agora”, disse Lula.

O presidente afirmou que Lewandowski foi “um extraordinário ministro da Suprema Corte” e que recebeu na quarta (10) a resposta positiva dele para assumir o cargo.

“Eu acho que ganha o Ministério da Justiça, ganha a Suprema Corte e ganha o povo brasileiro com essa dupla que está aqui do meu lado, cada um na sua função”, disse o petista.

Lula também afirmou que dará autonomia para que o novo indicado monte a própria equipe na Justiça. “Normalmente, eu tenho por hábito cultural não indicar ninguém em nenhum ministério. Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. Se eu fosse técnico de futebol, não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, fosse escalar o meu time. Se eu perder, me tirem, se eu ganhar, eu continuo.”

Já fora do púlpito, Lula disse que a primeira-dama Janja espera que mulheres ocupem espaço na nova gestão da pasta, ao que Lewandowksi respondeu: “Certamente”.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias