Domingo, 13 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 23 de novembro de 2023
Longevidade é mais do que viver por muito tempo, é viver mais e com boa saúde. A fórmula da longevidade não existe, mas alguns cuidados podem garantir uma vida longeva e saudável. Em termos simples, a longevidade humana poderia ser definida basicamente como a duração da existência de uma pessoa. As pessoas não desejam apenas viver muitos anos. Além de viver mais, elas querem viver melhor, com saúde, disposição e felicidade. A seguir, você confere dicas de profissionais das mais diversas áreas clínicas para ter uma vida rica em saúde.
A alimentação foi o principal tema abordado. E a recomendação é clara: devemos, desde a infância, optar por refeições in natura. Isso significa ter uma alimentação rica em vegetais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, nozes, cereais integrais, comida pouco processada. E, se possível, livre de agrotóxicos. Deve-se evitar também produtos ultraprocessados, alimentos embutidos (como salsicha, presunto, bacon) e carne vermelha em excesso.
Outro ponto importante é a hidratação. A maior parte do nosso corpo é composta por água e o líquido é vital para o bom funcionamento de todo o organismo. Até mesmo a pele fica mais bonita quando estamos bem hidratados. O recomendado é ingerir 35ml de água por cada quilo de peso.
Mexa-se (não é preciso se acabar em maratona)
O segundo tema que mais apareceu nas dicas dos médicos foi a atividade física. O exercício traz inúmeros benefícios, não apenas para a saúde física, como a mental. Ser ativo ajuda a controlar o peso, diminui a chance de desenvolver hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, osteoporose, vários tipos de câncer, depressão e ansiedade.
Não é óbvio: fuja do cigarro (incluindo os vapes)
Pode parecer um pouco óbvio demais o cigarro aparecer em dicas de saúde, mas a maioria fez questão de bater nessa tecla e incluindo o cigarro eletrônico. O cigarro é responsável por quase metade das mortes dos doze tipos mais comuns de câncer no mundo, de acordo com uma publicação do JAMA Internal Medicine. O cigarro tem uma quantidade grande de elementos perigosos. O hábito de fumar prejudica a capacidade de renovação celular, a circulação sanguínea e reduz a produção de colágeno em mais de 40%.
Lide com o sono como se ele fosse um remédio
Dormir bem é importante para o crescimento, disposição, energia, controle do apetite e secreção hormonal. Os hormônios têm seu ritmo de secreção individual, que depende do ciclo do sono regular. O descanso é muito importante na manutenção da saúde geral do organismo, e o seu comprometimento está associado a diversas doenças crônicas como a obesidade, a hipertensão arterial, diabetes e depressão.
Não subestime a hora certa do check-up
Todos os anos, procure por seu médico ou serviço de saúde para fazer o famoso check-up, que inclui exames laboratoriais, de imagem e avaliação clínica. Durante o atendimento médico existem ótimas oportunidades para se discutir os melhores hábitos associados a um estilo de vida mais saudável, controle dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e para o diagnóstico precoce das doenças, quando as chances de cura e de tratamentos mais efetivos são muito melhores.
Estresse crônico é ruim para tudo, até para a pele
O estresse crônico pode causar vários problemas para o corpo, como aumento do risco de doenças cardiovasculares e enfraquecimento do sistema imunológico, o que pode tornar a pessoa mais suscetível a infecções, inclusive de formas mais graves delas. O estresse também interfere na produção de hormônios, o que pode diminuir a imunidade do indivíduo em relação às células que combatem o câncer.
Vacina evita inúmeras doenças, incluindo cânceres
As vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas. Certifique-se de que suas vacinas estão atualizadas, incluindo a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe sazonal. Um dado pouco conhecido é que aproximadamente 10% das mortes por câncer no Brasil estão associadas a diferentes tipos de vírus. Por isso, é importantíssimo manter a caderneta de vacinação em dia. Temos a vacina para hepatite e a vacina para o HPV, o papiloma vírus humano. Essas duas vacinas reduzem de maneira significativa o risco de você ter câncer associado a esses vírus, que são muito relevantes.
No Ar: Show Da Manhã