Domingo, 07 de dezembro de 2025

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Voltar Líderes europeus se reúnem com Zelensky para discutir esforços dos EUA por acordo de paz na Ucrânia

Os líderes da França, Alemanha e Reino Unido se reunirão na segunda-feira (8), em Londres, na Inglaterra, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutir os esforços dos Estados Unidos para avançar em um acordo de paz, após a Rússia realizar mais uma série de ataques de grande escala.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou o encontro neste sábado (6), em uma publicação nas redes sociais na qual condenou os mais recentes bombardeios de Moscou contra a infraestrutura energética e ferroviária da Ucrânia.

“A Rússia se mantém em uma trajetória de escalada e não busca a paz”, escreveu Macron, acrescentando que “devemos continuar a pressionar Moscou para escolher a paz”.

Segundo ele, Macron, Zelensky, o chanceler alemão Friedrich Merz e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer avaliarão a situação da guerra e as negociações em andamento conduzidas pelos EUA.

Na sexta-feira (5), os Estados Unidos afirmaram que seus negociadores fecharam com Kiev um “quadro de arranjos de segurança” e discutiram quais capacidades de dissuasão seriam necessárias como parte de um acordo para encerrar o conflito. No entanto, não houve sinais de um avanço significativo.

Durante a madrugada, as forças russas lançaram um ataque maciço contra a infraestrutura energética ucraniana, envolvendo 653 drones e 51 mísseis, segundo o Estado-Maior da Ucrânia, provocando cortes de energia em várias regiões. Kiev afirmou ainda ter atingido uma refinaria da Rosneft PJSC na região russa de Ryazan. (Com informações de O Globo)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Os embalos de sábado à noite