Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 10 de fevereiro de 2026
A Justiça do Paraná condenou um médico ortopedista a dez anos de reclusão em regime fechado sob acusação de ter cobrado e recebido dinheiro de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A sentença acolhe denúncia do Ministério Público estadual, segundo o qual o médico realizava procedimentos feitos exclusivamente por meio do SUS.
Após ser denunciado pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, no Oeste do Estado, o médico foi condenado pelo crime de corrupção passiva, praticado por 11 vezes, entre 2015 e 2017. Ele também terá de pagar 250 dias-multa (cada dia-multa equivalente a meio salário mínimo vigente na época do fato apurado).
De acordo com as investigações, o ortopedista “solicitava dos pacientes ou de seus familiares, durante as consultas ou cirurgias em unidades hospitalares de Toledo, quantias que variavam entre R$ 50 e R$ 200”.
O médico alegava que os valores seriam para “o custeio de anestesista ou de outro serviço que não teria cobertura do SUS”, segundo a Promotoria.
Muitos pacientes sequer tinham condições de arcar com os valores cobrados e contraíram dívidas para fazerem os pagamentos pleiteados, diz o Ministério Público na denúncia à Justiça.
(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.